Entidades querem compromisso de candidatos com segurança alimentar

22/09/2016 17h12 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Claudio Palozi (PSC).

Deputado Claudio Palozi (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Claudio Palozi (PSC).
Promover na esfera municipal estratégias de estruturação de medidas e ações estruturantes em favor de uma política de segurança alimentar e nutricional. Com este objetivo, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA), o Ministério Público estadual (MPPR) e a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN) da Assembleia Legislativa do Paraná está dirigindo aos candidatos a prefeito de todo o Paraná uma carta-compromisso com cinco propostas para as futuras administrações municipais.
De acordo com o documento, essas medidas estimulam políticas públicas de combate à fome e de promoção da saúde, nutrição, educação, trabalho, emprego e renda, como bases para a garantia à alimentação adequada. Ao assinar a carta-compromisso, o candidato a prefeito se alinha com as práticas difundidas por esses organismos com vistas a assegurar que a segurança alimentar e nutricional (SAN) seja efetivamente um direito acessível a todos.
Em linhas gerais, a carta-compromisso pede aos candidatos: primeiro, a estruturação do Conselho Municipal e da Câmara Intersetorial de SAN; segundo, criação de um fundo municipal para as ações de SAN; terceiro, elaboração do Plano Municipal de SAN; quarto, definição de órgão específico para a gestão de políticas públicas de SAN; e, quinto, inclusão da alimentação saudável como tema transversal do currículo escolar.
Apresentação – Na carta-apresentação, dirigida à sociedade, Roseli Pittner, presidente do CONSEA; os deputados Chico Brasileiro e Péricles de Mello, coordenadores da FPSAN; e o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça dos Direitos Humanos, destacam que as propostas são resultantes da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná, ocorrida no ano passado sob o lema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”. É neste sentido que se busca sensibilizar os candidatos a aderir às práticas difundidas por esses organismos com vistas a assegurar que a SAN seja efetivamente um direito acessível a todos.
Os candidatos devem preencher a Carta-Compromisso, assinar e enviar em formato .pdf para o e-mail: san.parana2016@gmail.com. Os documentos que elencam as propostas você pode conhecer clicando nos links abaixo:

/downloads/arquivos/carta-compromisso-san-1.zip

/downloads/arquivos/carta-apresentacao-san.zip