Nesta quarta-feira (5), a partir das 10 horas, a Assembleia Legislativa receberá em seu Plenarinho especialistas para discutir, em audiência pública, a falta de médicos no interior do Brasil. Profissionais ligados à academia, representantes de entidades de classe e do direito discutirão o tema de forma independente. Já confirmaram presença como palestrantes representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Médica do Paraná, do Sindicato dos Médicos, do Ministério Público do Paraná e da Universidade Federal do Paraná, entre outros. Na pauta, a distribuição geográfica dos médicos no País, as dificuldades para trabalhar no interior, o interesse público, os caminhos para enfrentar este problema, a importação de médico e a criação de uma carreira pública como forma de garantir a presença dos profissionais no interior.
* Confira a
programação completa:
1 -
Como estão distribuídos geograficamente os médicos?Palestrante: João Carlos Baracho – presidente da Associação Médica do Paraná.
2 -
Por que os médicos brasileiros têm dificuldades para trabalhar no interior?Palestrante: Alexandre Bley – presidente do Conselho Regional de Medicina.
3 -
Como fica o interesse público neste quadro?Palestrante: Marco Antônio Teixeira – procurador de Justiça
4 -
Quais os caminhos para enfrentar este problema?a)
Importar Médicos (brasileiros formados no exterior).Palestrante: Carlos Mouzinho de Oliveira, professor de Medicina da Universidade Federal do Paraná e médico da saúde da família da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.
b)
Criar uma Carreira Pública para médicos.Palestrante: Marco Antônio Ferrari - presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná.