Exposição abre as comemorações do Dia Internacional da Mulher na Assembleia Mostra com obras do artista plástico David Wang, propostas pelas deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Cantora Mara Lima (Republicanos), está exposta no Espaço Cultural da Casa.

06/03/2023 12h04 | por Antônio Dilay
O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, entre o artista plástico David Wang, autor das obras, e a deputada Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher da Assembleia e uma das proponentes da mostra.

O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, entre o artista plástico David Wang, autor das obras, e a deputada Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher da Assembleia e uma das proponentes da mostra.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, entre o artista plástico David Wang, autor das obras, e a deputada Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher da Assembleia e uma das proponentes da mostra.

As comemorações do Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná foram abertas nesta segunda-feira (6), com o início da exposição do artista plástico David Wang. A proposição é da procuradora especial da Mulher no Legislativo, deputada Cloara Pinheiro (PSD), e da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos). Ambas fizeram o convite ao artista chinês, radicado em Londrina.

São 22 obras com o tema “Mulher” para homenagear a data de 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Apesar de longa carreira e com exposições nas mais renomadas galerias de arte do mundo, Wang nunca havia exposto em Curitiba. Por isso, selecionou alguns quadros do seu acervo pessoal para expor na Casa.

Especial

O presidente Ademar Traiano (PSD) compareceu ao evento de abertura, acompanhado do artista Wang e das deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Maria Victória (PP). Ele pode visitar a exposição e acompanhar as explicações do artista sobre as técnicas utilizadas em cada obra. “O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa hoje está irresistível, com essa exposição feita pelo David Wang, especialmente para as comemorações do Dia das Mulheres. Eu tive a oportunidade de olhar todos os quadros e perceber o tamanho da sua importância, principalmente pela bagagem que o David traz nesse campo cultural”, disse o presidente Traiano.

“Eu quero parabenizar o artista e a deputada Cloara, que nos permitiram receber aqui na Casa obras de arte tão significativas que mostram as potencialidades do mundo cultural do estado do Paraná e, principalmente, essa vocação extraordinária do David”, concluiu.

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), visitou e exposição e disse que “o tema da exposição é fundamental para marcar esta semana, já que a arte é apenas uma das expressões artísticas onde as mulheres se destacam, através de sua sensibilidade apurada, com forte presença na vida artística deste país". O parlamentar também ressaltou "a importância cada vez mais crescente das mulheres na sociedade, embora elas ainda continuem sendo vítimas de preconceito e da violência".

Homenagem

Adeputada Clora Pinheiro explicou o porquê de trazer este artista. “Quando me falaram vamos fazer algo diferente para Semana da Mulher eu falei, pera aí, eu conheço o David Wang, esse chinês mais londrinense do mundo, e eu conheço todas as obras que ele tem feito sobre a mulher, então que tal levar para a Assembleia e valorizar nossos artistas do Paraná? E é a primeira vez que ele está expondo aqui em Curitiba, ele já vez exposições ao redor do mundo é reconhecido nas melhores galerias de arte de Nova York, no México, na China e em todo lugar e eu, como procuradora da Mulher, precisava fazer a diferença e homenagear todas as mulheres do Paraná como uma exposição como esta”, contou.

Emoção

Wang também disse estar muito feliz e emocionado em poder expor no Espaço Cultural da Assembleia e pela primeira vez em Curitiba. Ele contou como escolheu as obras e quais as técnicas utilizadas. “Eu não sou um artista de estilo único, eu gosto é de trabalhar com diversas técnicas. Busco uma coisa chamada liberdade. Toda técnica, tema e estilo, elas são ferramentas onde posso trabalhar e pintar o que eu quiser, como quiser e quando eu quiser”, comentou o artista.

“Para selecionar essa exposição de tema ‘Mulher’, eu busquei muito a questão da emoção. A unidade que tem nessas obras é a emoção e eu sempre quis buscar isso nos meus quadros, usando todas as técnicas. Tem óleo, acrílico e fogo sobre tela, e muitas outras. São técnicas que eu uso para trazer este sentimento para as pessoas que olham as minhas obras”, explicou.

“Eu gosto, eu sempre pintei muito o universo feminino, porque a mulher é uma obra de arte de Deus que eu sempre retrato, o seu corpo, o seu sentimento e a sua leveza. Eu tenho uma coleção de 4 mil obras e posso dizer que em torno de 3 mil, tem o tema voltado à mulher”, concluiu Wang.

Serviço
A exposição é aberta a toda comunidade e permanece no Espaço Cultural da Casa até o dia 15 de março, de segunda à sexta, das 9 às 18 horas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação