Festa Nacional do Porco no Rolete pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná

05/09/2016 16h58 | por Kharina Guimarães
Pronunciamento do presidente do Clube Caça e Pesca, Claudemir Rossi.

Pronunciamento do presidente do Clube Caça e Pesca, Claudemir Rossi.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Pronunciamento do presidente do Clube Caça e Pesca, Claudemir Rossi.

Tudo começou com um desafio entre amigos para provar quem conseguiria assar um porco inteiro. Passados 43 anos, a Festa Nacional do Porco no Rolete, realizado em Toledo, no Oeste do Paraná, se consolida como um dos principais eventos gastronômicos do estado. A festa foi apresentada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (5), com o pedido para que seja transformada em Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná.
A iniciativa de propor o tema foi do deputado José Carlos Schiavinato (PP), que ressaltou a importância de valorizar a cultura paranaense. “Nós vamos apresentar um projeto de lei que torne essa festa um patrimônio do Paraná pela importância que ela tem, pela sua consolidação ao longo de 43 anos e, acima de tudo, por levar o nome do Paraná para o Brasil todo. É importante a gente poder preservar essa cultura da nossa comunidade”.
A comunidade toledana foi representada pelo presidente do Clube Caça e Pesca de Toledo, Claudemir Rossi, que lembrou o papel fundamental da festa no desenvolvimento de Toledo e do agronegócio. “A gente tem poucos tombamentos históricos no Paraná. Esse tombamento iria valorizar a festa pelos 43 anos que ela tem e pelo desenvolvimento cultural, social e econômico que representou para Toledo”. A suinocultura é responsável por 40% de todo o valor arrecadado pelo município de Toledo, com o agronegócio. As propriedades rurais da cidade alojam cerca de 600 mil suínos, fazendo de Toledo o principal produtor do Paraná.
A Festa Nacional do Porco no Rolete é realizada anualmente pelo Clube Caça e Pesca de Toledo e não perdeu a característica do desafio que a originou. Entre os mais de 300 porcos assados no rolete, uma banca julgadora escolhe o melhor porco, o melhor recheio e o melhor estande da festa. Este ano, a festa acontece no dia 18 de setembro e deve atrair até 30 mil pessoas.

Ouça o Podcast relacionado