Gilberto Martin lamenta morte de líder do movimento negro

05/08/2013 17h36 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Gibran Mendes.
Deputado Gilberto Martin (PMDB) durante a sessão plenária.

Deputado Gilberto Martin (PMDB) durante a sessão plenária.Créditos: Sandro Nascimento (Alep / crédito obrigatório)

Deputado Gilberto Martin (PMDB) durante a sessão plenária.
O deputado Gilberto Martin (PMDB) lamentou, profundamente, o falecimento da líder do movimento negro, Yalaorixá Yá Makumby Vilma Santos de Oliveira, em Londrina, ocorrido no último sábado (3). Ela foi brutalmente assassinada em sua residência. “Ela foi uma líder de importância nacional do movimento de defesa da população negra. A história da Dona Vilma é a história da luta do pobre, do negro e do trabalhador pelo lugar que lhe é de direito na sociedade”, enfatizou o deputado nesta segunda-feira (5), na tribuna da Assembleia Legislativa.

Martin recordou a história da líder, lembrando que ela teve participação na organização dos primeiros movimentos negros em Londrina. Na década de 80 fez parte da fundação do PT local e posteriormente criou o projeto resgate da raça negra: tradições e identidade, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, e fez parte do Centro Nacional de Africanidade e Resistência. Depois fundou, em Londrina, a Associação Afro-Brasileira, foi presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra e engajou-se na luta pelas cotas raciais na UEL. “Solicitamos o envio de um voto de pesar para a família, muito embora esta lamentação seja para todos os paranaenses e brasileiros, que perderam neste final de semana um ícone de resistência e luta pela equidade de direitos”, afirmou Martin.

O deputado ainda criticou a ausência de oferta no atendimento à saúde mental, uma vez que o suspeito do assassinato poderia estar em crise psicótica. “Ela lutou, por toda a sua vida, por direitos iguais para pobres e negros. E no fim foi vítima também de uma situação que poderia ter sido evitada se este rapaz tivesse sido tratado, corretamente, do seu problema de saúde mental”, finalizou Martin.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação