Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Homenagem ao artista plástico Abel Domingues é aprovada na Assembleia Legislativa em segunda discussão

06/05/2015 17h44 | por Nádia Fontana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Na sessão plenária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram em segundo turno de votações a concessão do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao artista plástico e contador de histórias Abel Domingues Souza, que desenvolve um trabalho que leva a arte a crianças carentes. O projeto é uma iniciativa do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) e, antes de seguir para sanção (ou veto) governamental, precisa ser submetido ainda a mais um turno de votações, em redação final –  última etapa do processo legislativo em Plenário.

Conforme o projeto de lei de nº 265/15, o objetivo é reconhecer o trabalho de Domingues, que desenvolve atividades voluntárias em prol dos menos favorecidos. “Neste sentido, acreditamos que este projeto reconhece um artista paranaense conhecido na nação brasileira, orgulhando aqueles que acreditam na arte solidária e na educação como ação transformadora da sociedade”, afirma Praczyk. Domingues desenvolve um projeto chamado “Cabeça de Coco”, um teatro de bonecos itinerante que viaja na garupa de uma velha bicicleta, apresentando espetáculos teatrais a crianças carentes e hospitalizadas. Mais de dez mil crianças já assistiram a essas apresentações. A matéria-prima utilizada para a criação dos bonecos é toda ela recolhida no lixo. Assim, retalhos, bolinhas de gude, garrafas pet e até restos de tinta dão vida a bonecos que cantam, dançam e interagem com meninos e meninas.

Pauta – O projeto de lei nº 153/15, do deputado Tadeu Veneri (PT), inserindo no calendário oficial de eventos do Paraná o Dia de Luta pela População em Situação de Rua, a ser celebrado no dia 19 de agosto, recebeu emendas e por isso retorna à CCJ, para que recebam parecer. Em redação final passou o projeto de lei nº 220/15, do deputado Cobra Repórter (PSC), concedendo o título de utilidade pública à Associação Refúgio, com sede e foro no município de Cambé.

E em primeira discussão os deputados aprovaram o projeto do deputado Professor Lemos (PT) inserindo no calendário oficial de eventos do estado o JICAFAR – Jogos da Integração das Casas Familiares Rurais do Paraná (projeto de lei nº 63/15). Esses jogos são realizados anualmente no segundo semestre e organizados pelo setor III da ARCAFAR-SUL – Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação