IV Prêmio Gestor Público apresenta projetos vencedores durante solenidade na Assembleia Legislativa Foram 123 os trabalhos concorrentes, que mobilizaram 56 prefeituras paranaenses e mais um consórcio integrado por doze municípios.

12/12/2016 20h15 | por Eduardo Santana

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, recebe do presidente Traiano e do deputado Tiago Amaral o Prêmio Gestor Público Especial, conferido pelo Sindafep.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Prêmio Gestor Público Paraná 12/12/2016.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Prêmio Gestor Público Paraná 12/12/2016.

Prêmio Gestor Público Paraná 12/12/2016.Créditos:

Prêmio Gestor Público Paraná 12/12/2016.

O IV Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) apresentou na noite desta segunda-feira (12), durante solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, os projetos inovadores de gestores públicos municipais distinguidos como vencedores desta nova edição do certame, que este ano trouxe o tema “Trabalho: o município promove. O estado avança”. A premiação visa incentivar as administrações públicas municipais a desenvolver ações integradas, por meio de projetos e boas práticas que garantam melhorias na qualidade de vida das comunidades onde foram desenvolvidos.

Neste ano 56 prefeituras paranaenses inscreveram projetos para concorrer ao prêmio, além de um consórcio integrado por mais de doze municípios. Ao todo, foram 123 os trabalhos concorrentes. O prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), com apoio de diversos órgãos e a participação especial do Legislativo estadual, e aposta na importância do reconhecimento e da valorização de iniciativas criativas capazes de promover mudanças positivas no cotidiano das pessoas.

Em suas primeiras três edições foram cerca de 300 os trabalhos concorrentes, constituindo um acervo e uma fonte útil para possíveis reproduções em outros municípios. Conforme explicou o coordenador-geral do prêmio, Laerzio Chiesorin Junior, apesar da difícil conjuntura política e econômica pela qual o país tem passado neste ano, o PGP-PR conseguiu resultados positivos. “Conseguimos captar alguns projetos muito bons – que podem ser levados a outros municípios – de tal forma que o objetivo do PGP, que é divulgar os prêmios, está sendo bem atendido”, avaliou.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), é um orgulho para a Casa participar e ser parceira de um evento que consagra os administradores municipais do estado do Paraná. “A contribuição que os nossos gestores dão, através destas medidas inovadoras, se tornarão duradouras e vão contribuir para com as futuras gerações do nosso estado. E pela função que exercem, os auditores fiscais do nosso estado sabem mais do que ninguém avaliar e premiar o trabalho desses gestores”, ressaltou Traiano.

O presidente do SINDAFEP, José Carlos Carvalho, por sua vez, elogiou o trabalho realizado pelo Governo de Estado e pela Assembleia Legislativa em prol do municipalismo no Paraná, e ressaltou a importância da premiação para as administrações municipais. “É um prêmio que veio para ficar. Estamos na quarta edição e com um banco de dados de projetos bem provido, com acesso para consulta pública. Com certeza, esses projetos vão gerar grandes frutos em todo o estado e no Brasil”, concluiu Carvalho.

Boas práticas – E quando a cerimônia de premiação já se encaminhava para o seu encerramento, foi anunciado em Plenário o nome do grande vencedor do Prêmio Gestor Público Especial, concedido este ano à Prefeitura Municipal de Apucarana, pelo projeto “Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino”. Coube ao presidente do Legislativo estadual, deputado Ademar Traiano, e ao deputado Tiago Amaral, fazerem a entrega do troféu ao prefeito Carlos Alberto Gebrin Preto, o Beto Preto. “Este prêmio acaba trazendo relevo a iniciativas dos municípios que talvez não seriam conhecidas de outra forma, podendo ser também replicadas em outras localidades”, destacou o prefeito, bastante aplaudido, agradecendo pela premiação.

Gestor Público 2017 - O presidente da Assembleia também fez o lançamento oficial do V Prêmio Gestor Público, que em 2017 terá como tema o “Saneamento Básico Essencial para uma Vida Saudável”, reiterando que o Legislativo empresta todo o seu apoio a iniciativas meritórias como esta, do Sindafep, que investe na criatividade, na sensibilidade e no espírito inovador dos gestores públicos do Paraná.

Autoridades - Participaram do evento os deputados estaduais Ademir Bier (PMDB), 2º secretário da Casa; Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do Governo; Alexandre Guimarães (PSC); André Bueno (PSDB); Doutor Batista (PMN); Evandro Araújo (PSC); Francisco Bührer (PSDB); Hussein Bakri (PSD); Jonas Guimarães (PSB); Marcio Nunes (PSD); Nelson Luersen (PDT); Paulo Litro (PSDB); Claudio Palozi (PSC); Tiago Amaral (PSB); Tercílio Turini (PPS); Guto Silva (PSD); e Cobra Repórter (PSD); além de autoridades do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Fazenda, Copel, Sanepar, Fomento Paraná, entre outras instituições.

***Confira a seguir a relação dos premiados (municípios e respectivos projetos):

Ouça o Podcast relacionado