Legislativo começa a debater em Plenário a criação do Conselho pela Cultura da Paz

20/07/2012 14h21 | por Nádia Fontana
Fachada do prédio do plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fachada do prédio do plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Nani Gois/Alep

Fachada do prédio do plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Respeitar à vida e à diversidade; estimular o diálogo, o entendimento, o respeito às diferenças; preservar o planeta e fortalecer a democracia. Estes são alguns dos objetivos do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz), que deve ser criado no estado do Paraná, conforme proposição apresentada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa.

A proposta que trata da criação do Conselho já foi protocolada no Legislativo e começa a ser votada em Plenário na sessão ordinária do próximo dia 6 de agosto. Esse projeto (de resolução nº 23/11) é resultado de um amplo debate promovido no estado, inclusive com a promoção de diversas audiências públicas. A partir desses encontros com a sociedade foram sendo elaboradas as diretrizes do novo órgão.

De acordo com a proposta legislativa, o objetivo do ConPaz seria o de contribuir para a promoção de políticas públicas que incentivem a tolerância entre as pessoas, para que todos convivam em paz, em um mundo cada vez mais diverso, de culturas, tradições e costumes distintos.  “A violência é sempre apontada como um dos principais problemas a serem enfrentados por nossas cidades. Depois da saúde, questões relacionadas à violência e às drogas aparecem como as mais graves a serem superadas”, argumentou recentemente o deputado Péricles de Mello (PT), em pronunciamento na tribuna do Plenário.

Prêmio – A ideia, segundo os membros da Comissão de Cultura da Assembleia, é estimular o respeito à vida, o fim da violência e da intolerância, e somente por isso já se justificaria plenamente a instituição do ConPaz. Além das ações já citadas, o projeto também prevê a criação da Semana da Cultura da Paz e a instituição de um prêmio para fomentar ações pacificadoras. O Conselho a ser criado será formado por deputados, representantes de entidades religiosas, de diferentes conselhos estaduais, integrantes do Poder Executivo e de sindicatos patronais e de trabalhadores.

A proposta de implementação do ConPaz foi construída com base no movimento criado pela Unesco, órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU), ao declarar o período de 2001 a 2010 a Década Internacional por uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo.

A Comissão de Cultura é uma das 25 comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná. Ela é constituída pelos seguintes parlamentares: Rasca Rodrigues (PV), Bernardo Carli (PSDB), Caito Quintana (PMDB), Marla Tureck (PSD), Osmar Bertoldi (DEM), Teruo Kato (PMDB), Elton Welter (PT), Adelino Ribeiro (PSL), Luiz Accorsi (PSDB), Nereu Moura (PMDB), Pastor Edson Praczyk (PRB), Nelson Justus (DEM) e Luiz Eduardo Cheida (PMDB), além de Péricles de Mello.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação