Lei: Semana de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais

26/05/2023 17h29 | por Assessoria Parlamentar
A lei é de autoria da deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos/PR).

A lei é de autoria da deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos/PR).Créditos: Divulgação

A lei é de autoria da deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos/PR).

É lei no Paraná a Semana Estadual de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais, que ocorre na terceira semana do mês de maio (Lei 20.246/20). A lei é de autoria da deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos/PR). 

A semana tem como objetivos esclarecer a população sobre o que representam as doenças inflamatórias intestinais, as formas principais de seu diagnóstico, os sintomas e o tratamento.

“Essa semana visa conscientizar sobre as doenças inflamatórias intestinais, isto porque o diagnóstico precoce é importante no tratamento. É necessário divulgar a iniciativa, visando atingir o maior número de pessoas que sofrem com essas enfermidades, mas não sabem", alertou a deputada.

A lei também estimula a divulgação dos direitos relativos aos portadores de doenças inflamatórias intestinais além de suscitar a busca científica por informações para diagnosticar a doença e ressaltar a importância da alimentação saudável, da adesão ao tratamento e da prática regular de exercícios físicos como forma de tratamento e controle.

Doenças Inflamatórias Intestinais 

As doenças inflamatórias intestinais são patologias crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas. As principais são Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas.

Nas formas mais leves, a pessoa pode sentir dores abdominais e alteração do hábito intestinal como diarreia ou constipação. Nas formas mais graves, dores intensas, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço ou fraqueza, aftas etc. Procure o seu médico, o diagnóstico precoce é fundamental.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação