Lei: Semana de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais
É lei no Paraná a Semana Estadual de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais, que ocorre na terceira semana do mês de maio (Lei 20.246/20). A lei é de autoria da deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos/PR).
A semana tem como objetivos esclarecer a população sobre o que representam as doenças inflamatórias intestinais, as formas principais de seu diagnóstico, os sintomas e o tratamento.
“Essa semana visa conscientizar sobre as doenças inflamatórias intestinais, isto porque o diagnóstico precoce é importante no tratamento. É necessário divulgar a iniciativa, visando atingir o maior número de pessoas que sofrem com essas enfermidades, mas não sabem", alertou a deputada.
A lei também estimula a divulgação dos direitos relativos aos portadores de doenças inflamatórias intestinais além de suscitar a busca científica por informações para diagnosticar a doença e ressaltar a importância da alimentação saudável, da adesão ao tratamento e da prática regular de exercícios físicos como forma de tratamento e controle.
Doenças Inflamatórias Intestinais
As doenças inflamatórias intestinais são patologias crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas. As principais são Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas.
Nas formas mais leves, a pessoa pode sentir dores abdominais e alteração do hábito intestinal como diarreia ou constipação. Nas formas mais graves, dores intensas, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço ou fraqueza, aftas etc. Procure o seu médico, o diagnóstico precoce é fundamental.
Notícias Relacionadas
Deputada Cantora Mara Lima (REP) destaca legado da Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (16), em Curitiba
A parlamentar ressaltou ainda que a Marcha para Jesus integra oficialmente o calendário do Estado desde 2011, por força da Lei Estadual 16.929/2011.
Leia mais
Paraná comemora o Dia da Mãe Atípica em 10 de maio
A Lei nº 22.946/2025, das deputadas Maria Victoria (PP), Cloara Pinheiro (PSD) e Cantora Maria Lima (REP), insere a data no calendário oficial do Estado e valoriza o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos com desenvolvimento atípico.
Leia mais
Maio Laranja alerta para a importância da prevenção e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes'
No Paraná, a Lei nº 17.493/2013 institui o 18 de maio como Dia Estadual de Combate ao Abuso e à Explo-ração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Leia mais
Condenados por feminicídio, estupro e pedofilia serão proibidos de receber visita íntima em presídios do Paraná, propõe deputada Cantora Mara Lima (REP)
Leia mais