Mais dignidade e transparência em Casas de Apoio Paranaenses
Projeto de Requião Filho, aprovado na Comissão de Saúde, avança na Assembleia Legislativa.
Cidadãos que dependem do SUS para tratamentos médicos específicos e precisam se deslocar até Curitiba ou outras cidades de referência, normalmente contam com a disponibilidade de Casas de Apoio, conveniadas com as prefeituras, para ficarem hospedadas pelo tempo que for prescrito pelo médico para a realização de exames ou da conclusão do atendimento terapêutico indicado. Porém, nem sempre estes locais seguem à risca todas as recomendações do Sistema Único de Saúde ou são fiscalizados com periodicidade.
Preocupado com as condições de acolhimento destes lares temporários, há dois anos o deputado Requião Filho (PT) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa para estabelecer critérios na terceirização destes serviços, e, assim, garantir mais dignidade no atendimento aos usuários. O PL 11/2020 foi aprovado pela Comissão de Saúde do Legislativo Estadual nesta terça-feira (12), e deve, finalmente, avançar na sua tramitação.
Dentre as propostas apresentadas no projeto, o parlamentar pede que seja criada uma Comissão de Fiscalização, a ser instituída com membros indicados por conselhos e órgãos do Governo do Estado.
“É um direito de todo cidadão ser acolhido de maneira digna nestes locais, com quatro refeições por dia e a garantia de um acompanhante. Queremos assegurar uma fiscalização destes serviços e que pacientes com doenças graves, como câncer e cardiopatias, por exemplo, tenham prioridade de hospedagem, pelo prazo adequado à sua necessidade. Queremos trazer também mais transparência nesses procedimentos, com a disponibilização obrigatória de uma lista pública na internet, informando o número de pacientes acolhidos, o tempo de permanência, os custos e as vagas de cada instituição”, explicou.
Notícias Relacionadas
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais
Projeto busca impedir que novos tributos integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná
Proposição foi apresentada na Casa pelo deputado Fabio Oliveira (Novo).
Leia maisAssembleia Legislativa instala Frente Parlamentar em Defesa da Psicologia
Coordenada pelo deputado Requião Filho (PDT), frente pretende ampliar acesso ao atendimento psicológico em todo o Paraná.
Leia mais