Nereu Moura Reivindica Campus da Unicentro

30/03/2005 18h06 | por
A elevação da extensão da Unicentro de Laranjeiras do Sul em Campus Universitário foi o tema da audiência entre o deputado estadual Nereu Moura (PMDB) e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi. A reunião que aconteceu na manhã de ontem (30), em Curitiba, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Deocléio De Nez (PFL); do primeiro secretário, vereador Alexandre Gutart Júnior (PMDB); do diretor executivo, Gilmar Zocchi e do assessor jurídico da Câmara, Edenilson Fausto.O primeiro secretário da Assembléia Legislativa disse que a causa está unindo toda a comunidade “que merece um ensino público, gratuito e de qualidade, como a Unicentro pode proporcionar”. Nereu Moura destacou também a boa vontade do secretário Rizzi com a causa do Campus, “pessoa interessada em incentivar o progresso e o desenvolvimento desta importante região do Estado”. Durante a audiência, o secretário Aldair Rizzi manifestou a sua posição favorável a elevação da extensão universitária em Campus. Para que a proposta tenha seqüência dentro do âmbito da administração estadual, ele aguarda o projeto da Unicentro mostrando interesse e provando a necessidade da execução da obra. “A partir de todos os dados levantados, é que poderemos dar um parecer final quanto à viabilidade da materialização desta justa reivindicação da comunidade”. Reunião históricaPela primeira vez nos seus 58 anos de história, a Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul realizou uma sessão ordinária fora do seu local de origem. Foi na noite de terça-feira (29), no Colégio Estadual Érico Veríssimo, quando no grande expediente ocorreu um debate com a comunidade universitária, “hoje, a primeira interessada na elevação da extensão em Campus”, como destacou o vereador Júnior Gutart. Com a participação de mais de 550 participantes, entre alunos, professores e funcionários, além de membros da sociedade organizada, a sessão abriu com o vereador Gutart relatando a emenda Nereu Moura que destina os R$ 500 mil para a construção do primeiro bloco do Campus. Em seguida, de acordo com ele, a comunidade presente reforçou a importância da obra para a região.As finanças públicas de Laranjeiras do Sul serão beneficiadas diretamente com o Campus. Atualmente, o município destina valores mensais na ordem de R$ 60 mil para custear o transporte dos professores de Guarapuava até Laranjeiras. “Este dinheiro poderá ser aplicado em ações que venham a atender outras preocupações sociais da nossa população”, comentou o vereador peemedebista.Próximo passoO deputado Nereu Moura, primeiro secretário da Assembléia Legislativa, estará agendando para os próximos dias audiência com o reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanetti. A proposta é que o projeto de construção do Campus de Laranjeiras seja entregue no menor tempo possível, ao secretário Aldair Rizzi para que o assunto tenha seqüência no âmbito interno do governo do Estado. “A nossa intenção é que as obras iniciem ainda este ano”, enfatizou o parlamentar.