Nereu Moura Viabiliza a Construção de Casas Populares

14/03/2005 14h35 | por
O primeiro convênio assinado pela regional Maringá da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em 2005 foi firmado na sexta-feira (11), com o Município de Lobato para a construção de 76 casas da família. Durante a cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, a prefeita Tânia Martins Costa destacou o empenho do deputado estadual Nereu Moura (PMDB), que viabilizou a construção das moradias destinadas à população de baixa renda.“O programa habitacional do governo Requião tem por objetivo gerar dignidade às famílias mais humildes”, comentou o parlamentar que é o representante oficial do município junto à administração pública estadual e à Assembléia Legislativa. Serão construídas 54 unidades na primeira etapa e mais 22 casas populares, num segundo momento.Como explicou o gerente regional da Cohapar de Maringá, Dante Magalhães, o programa é uma parceria do governo do Estado com o Ministério das Cidades e as prefeituras. Cabe ao município adquirir a área e gerar a infra-estrutura necessária às obras, como pavimentação, saneamento básico e energia elétrica.O Ministério das Cidades repassa R$ 4,5 mil por casa e compete à Cohapar destinar o valor complementar de R$ 6 mil para a construção de cada unidade. Após receber o imóvel, o mutuário paga, durante sete anos, mensalidade no valor de 20% da renda familiar que deve ser de, no máximo, dois salários. “O governo do Paraná está priorizando as famílias que recebem até um salário mínimo”, explicou Magalhães.As 76 casas de Lobato serão construídas pelo sistema de gestão comunitária, onde a associação de moradores responde pela aquisição do material. A obra será realizada sob a supervisão dos técnicos da Cohapar. A Casa da Família tem 40 m2.Além de Lobato, o deputado Nereu Moura participou de reuniões políticas em Santa Fé, Inajá, Itaguajé, Paranapoema e Jardim Olinda. No sábado (12), o primeiro secretário da Assembléia Legislativa esteve na Cidade Gaúcha, mantendo encontro com os correligionários peemedebistas.