Notas Políticas da Assembléia Legislativa

04/04/2005 18h29 | por Carlos Souza e Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 04/04/2005Jornalista: Carlos Souza e Flávia PrazeresNOTAS POLÍTICAS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVAHOMENAGEMO presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), recebeu homenagem no último dia 1º, pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bandeirantes, com a concessão do título de sócio benemérito da entidade. Na ocasião, também foram homenageados o senador Osmar Dias e o reitor da Fundação Faculdades Luiz Meneghel, Eduardo Meneghel Rando. VOTO DE PESARO presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), realizou nesta segunda-feira (04) um discurso de pesar pela morte do Papa João Paulo II. Hermas também pediu que fosse respeitado um minuto de silencio em memória do sumo pontífice da igreja católica. “João Paulo II foi um peregrino do mundo, levando alimento espiritual para quem precisava. Esse homem nobre também fez da justiça social, sua ferramenta”, ressaltou Brandão. Hermas também ressaltou que o Papa era uma referência moral de vida, e que morre em pleno século XXI um gigante, mas que fica a luz de sua fé inabalável.HOSPITAIS DE LONDRINAO deputado Barbosa Neto (PDT) fez uso da tribuna para agradecer os recursos destinados pelo Governo do Estado aos hospitais da cidade de Londrina. Ao todo, serão destinados mais de R$ 10 milhões, que serão investidos na compra de equipamentos, ampliação de hospitais e leitos e a contratação de pessoal.OPOSIÇÃO COBRA INFORMAÇÕESA bancada de oposição na Assembléia Legislativa enviou requerimento ao Secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, e ao diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Rogério Tissot, solicitando informações quanto aos processos licitatórios que têm por objetivo a restauração, conservação e a manutenção das rodovias estaduais. “Ao todo, fizemos oitos questionamentos quanto as licitações realizadas pelo governo estadual a partir de 1º de janeiro de 2003. Pois, conforme algumas denuncias que nos foram repassadas, há indícios de que as algumas licitações foram direcionadas. Nós, apenas queremos restabelecer a verdade”, afirmou o deputado Durval Amaral (PFL).RUSCH CONDENA INTERDIÇÃOO deputado estadual Élio Lino Rusch condenou nesta segunda-feira (04) a interdição, por tempo indeterminado, do Terminal Integrado de Cargas (TIC) da Ferropar, em Cascavel, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “O governo disse que apóia a agricultura, mas impede o transporte da nossa agricultura pela ferrovia, que chega a ser até 30% mais barata que o transporte rodoviário. Achei que fosse mentira, por ser dia primeiro, mas não era”, ressaltou o deputado. De acordo com o IAP, a interdição aconteceu na última sexta-feira (01) por descumprimento do Plano de Controle Ambiental e funcionamento sem as Licenças Ambientais de Instalação e Operação.DEFESA DOS AGRICULTORESO deputado Élio Rusch também lembrou uma declaração do governador Roberto Requião. “O governador sempre disse que o pedágio inviabiliza a agricultura. Mas eu me pergunto. Por onde os nossos agricultores irão transportar suas safras, senão pela BR 277, onde se encontra instalado um pedágio. Quer dizer que o governador é contra o pedágio, mas obriga os agricultores a utilizarem as rodovias pedagiadas para escoar a produção”, ressaltou Rusch.