Notas Políticas da Assembléia Legislativa

31/03/2005 19h08 | por Carlos Souza
Para: Editoria de PolíticaDistribuído em 31/03/05Jornalista: Carlos SouzaNOTAS POLÍTICAS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVAPLAUTO SE ENCONTRA COM PAULO BERNARDONo próximo dia 18, o deputado estadual Plauto Miró Guimarães (PFL) se reúne com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Na ocasião, o deputado estará compondo a comitiva de prefeitos, liderados pelo presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Valentim Zanello Milléo (Piraí do Sul). O assunto a ser discutido será a retomada das obras da BR-153, a Rodovia Transbrasiliana, no trecho entre as cidades de Tibagi e Ventania. Essa estrada só se encontra interrompida, em todo o seu traçado nacional, entre Tibagi e Imbituva. A Rodovia liga o Norte ao Sul do País.OPORTUNIDADE ÚNICAO deputado estadual Plauto Miró considera que o momento é bom para se discutir a questão da Transbrasiliana, pela oportunidade de se contar com um ministro representante do Paraná. O Ministério do Planejamento é responsável pela autorização dos recursos para a construção de obras. “Essa é uma oportunidade que temos de reivindicar e sermos atendidos", declarou o deputado.RUSCH QUER MUDAR CÓDIGO FLORESTALO deputado estadual Élio Lino Rusch (PFL) quer mudar o texto do novo Código Florestal, que está em discussão no Congresso Nacional. O deputado, em conjunto com outros 9 mil produtores rurais do Paraná, é um dos representantes do setor agrícola que luta contra a lei que, na visão do grupo, dará prejuízo ao setor, sobretudo às pequenas propriedades. O Código prevê que 20% da Reserva Legal da propriedade - um quinto da área - seja coberta por mata. O projeto pode ser votado ainda no primeiro semestre. LEI PODE TRAZER PREJUÍZODe acordo com Élio Rusch, a manutenção do texto que trata da Reserva Legal pode inviabilizar a pequena propriedade. “A Faep estima que a redução da área destinada à agricultura para a reposição da Reserva Legal causaria perdas de R$ 4 bilhões por ano ao agronegócio do Paraná”, revela Rusch. “Os agricultores são favoráveis à preservação do meio ambiente, mas eles defendem a necessidade de se incorporar a Reserva Legal às áreas de matas ciliares, fundamentais para a preservação de rios e nascentes”, acrescenta o deputado do PFL.