Notas Políticas da Assembléia Legislativa

09/03/2005 18h07 | por Carlos Souza
Para: Editoria de PolíticaDivulgado: 09/03/2005Jornalista: Carlos SouzaNOTAS POLÍTICAS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVAHERMAS PRESTA HOMENAGEMO presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), e os demais parlamentares da Casa, prestaram hoje (09) votos de solidariedade a família do paranaense César Lattes, falecido ontem aos 80 anos. Nascido em Curitiba, Lattes é reconhecido como o maior físico brasileiro do século 20 e um dos mais brilhantes cientistas em todo o mundo, tendo atuado com destaque na pesquisa de partículas sub-atômicas, que deu início à fase mais moderna da física. “Pesquisador genial, o paranaense viu seu nome ser transformado em verbete da Enciclopédia Britânica. Por essas razões, César Lattes é merecedor do nosso mais profundo respeito e admiração”, afirmou Brandão.COMPROMISSO REAFIRMADOO deputado e líder da oposição na Assembléia, Valdir Rossoni (PSDB), reafirmou hoje (09) sua intenção de disputar a presidência estadual do partido e espera contar com o apoio do senador Álvaro Dias. “Reafirmo minha intenção e volto a afirmar que não quero dividir o partido. Por isso, o apoio do senador é de extrema importância”, acrescentou Rossoni. LIDERANÇA DO GOVERNOO presidente do diretório estadual do PMDB, deputado Dobrandino da Silva, disse hoje (09) que a definição sobre o novo líder do governo na Assembléia Legislativa deve sair somente na próxima semana. “Estamos avaliando todos os nomes do partido, mas adianto que a escolha deve cair sobrem alguém que consiga aglutinar o partido e a bancada”, disse Dobrandino.LIDERANÇA DO GOVERNO IIJá o deputado Nereu Moura (PMDB) lembrou que a escolha cabe ao governador Roberto Requião. “A decisão é única e exclusiva do governador”, garantiu Moura. Questionado ainda sobre a eleição para a composição da CCJ, o 1º secretário da Casa afirmou que a bancada governista se articulou mal e agora deve pagar o preço. “No entanto, não acredito que a CCJ seja utilizada como instrumento de manobra. Seu presidente, o deputado Durval Amaral (PFL), já deu mostras de que conduzirá os trabalhos com seriedade e imparcialidade”, acrescentou Nereu Moura.DEIXANDO A LIDERANÇAO deputado Natálio Stica (PT) confirmou hoje (09) que está deixando a liderança do governo. Em seu discurso, Stica ressaltou sua trajetória política e os esforços que realizou para defender o governo durante o tempo que permaneceu como líder. O deputado também aproveitou a ocasião para se desculpar com o colega Antonio Anibelli (PMDB). Ainda ontem, Stica culpava Anibelli pela derrota que o PT sofreu na eleição da CCJ, alegando que o PMDB teria traído os petistas.SAÍDA OPORTUNALogo após a oficialização de que o deputado Natálio Stica (PT) não iria mais liderar a bancada do governo na Assembléia, seu companheiro e líder do partido, Tadeu Veneri prometeu fazer uma reflexão, junto com os demais parlamentares do PT, sobre os recentes vetos aos projetos encaminhados pelos petistas. “Vamos debater alguns assuntos e traze-los à tona na próxima semana. O momento exige essa postura. Contudo, é o dia-a-dia quem vai definir a relação entre o PT e PMDB”, garantiu Veneri. Os deputados Elton Welter e André Vargas também afirmaram que os últimos acontecimentos da Assembléia exigem uma reflexão do partido, principalmente, no que diz relação ao “companheirismo” entre os partidos aliados do governo.PEDÁGIO PÚBLICOO líder do PFL, deputado Plauto Miró Guimarães, voltou hoje (09) a questionar o governo sobre a implantação do pedágio público no Estado. Segundo o parlamentar, já que as estradas onde serão implantadas as novas praças de pedágio serão recuperadas com dinheiro público, não é justo que o governo cobre por isso. “Se é para cobrar tarifa da população, que o governo abra licitação e que os investimentos sejam feitos pela iniciativa privada. Não é justo penalizar a população com novas praças de pedágio e fazê-la pagar duas vezes por isso”, disse Guimarães.