Novo prazo de negativação beneficia os bons pagadores e o sistema de crédito, afirma deputado Fabio Oliveira (Podemos)
Uma subemenda ao Projeto de Lei 659/2024, que trata da Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Paraná, propõe reduzir o prazo para negativação de inadimplentes, garantindo mais transparência no processo e protegendo os consumidores que pagam suas contas em dia.
A proposta, de autoria do deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), busca corrigir um desequilíbrio no sistema de crédito, que hoje penaliza os bons pagadores com juros mais altos para compensar a inadimplência de terceiros.
A medida pretende estabelecer que antes da negativação, o consumidor inadimplente seja notificado por um meio efetivo e comprovado, utilizando o endereço fornecido pelo próprio consumidor.
Após essa notificação, ele terá um prazo de 5 dias úteis para regularizar a dívida ou renegociá-la, evitando que seu nome seja incluído nos cadastros de proteção ao crédito. Segundo Oliveira, essa mudança traz mais justiça ao sistema, garantindo que ninguém seja pego de surpresa e tenha oportunidade de evitar restrições desnecessárias.
Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC), realizada pela CNC em parceria com a Fecomércio PR, coletados em fevereiro deste ano, apontam que a taxa de inadimplência no Paraná é de 12%, um índice significativamente menor que a média nacional de 29%. No entanto, mesmo representando uma parcela menor da população, os maus pagadores impactam diretamente o custo do crédito, tornando financiamentos de imóveis e veículos mais caros.
A emenda tramitou regularmente na Assembleia Legislativa, sendo protocolada no dia 9 de dezembro. O texto foi debatido e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Indústria e Comércio, e agora segue para votação em plenário.
O parlamentar reforça que o processo legislativo tem sido conduzido com transparência e diálogo com o setor produtivo. "Estou aberto ao debate e conto com o apoio da Faciap e da ACP, que juntas representam mais de 80 mil empresas em todo o Paraná e integram o G7, grupo que representa o setor produtivo", destacou.
Com essa emenda, o parlamentar defende que os consumidores que honram seus compromissos não devem ser penalizados pelos que não pagam. Ele argumenta que a regra atual, que permite a negativação apenas após 30 dias do vencimento da dívida, não elimina os débitos e não ajuda o consumidor a reorganizar suas finanças.
Notícias Relacionadas
"Conquista histórica para Guarapuava", diz deputado Fabio Oliveira (Novo) sobre nova sede do Colégio Alba Keinert
Ampliação da rede pública contempla infraestrutura moderna, incluindo laboratórios, biblioteca e quadra poliesportiva.
Leia maisDeputado Fabio Oliveira (Novo) destaca papel do CREA no desenvolvimento das cidades
Em discurso no Plenário, o parlamentar ressaltou a evolução da entidade como parceira dos municípios na elaboração de projetos e na busca por investimentos.
Leia mais
Projeto do deputado Fabio Oliveira (Novo) que busca impedir aumento indireto do ICMS ganha apoio de entidades
G7 Paraná e OAB-PR apoiam a proposta que altera legislação estadual para se adequar à reforma tributária
Leia mais
Projeto busca impedir que novos tributos integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná
Proposição foi apresentada na Casa pelo deputado Fabio Oliveira (Novo).
Leia mais