Padre que fez importantes trabalhos paleontológicos no Brasil será homenageado pela Alep nesta segunda-feira (19)

16/03/2018 14h41 | por Sandra C. Pacheco
Deputado Péricles de Mello (PT).

Deputado Péricles de Mello (PT).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Péricles de Mello (PT).

Por iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza nesta segunda-feira (19), às 18 horas, no Plenário da Casa, sessão solene para a outorga do título de Cidadania Honorária do Paraná ao padre Giuseppe Leonardi. Paralelo a isso, uma exposição de fotos e peças ligadas ao trabalho que o homenageado desenvolveu na área da Paleontologia será montada no Espaço Cultural da Alep, permanecendo aberta à visitação até o dia 23, no horário das 9 às 18 horas. A Paleontologia é a ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos remotos, a partir dos seus fósseis.

Italiano nascido em Veneza em 1939, o padre Giuseppe veio para o Brasil em 1974 e aqui permaneceu até 1989, tendo se naturalizado brasileiro em 1979, em Castro, no Paraná. Doutor em Ciências Naturais com especialização em Paleontologia, defendeu tese sobre Paleontologia dos Vertebradas na Universidade La Sapienza, em Roma. Cursou também doutorado em Sagrada Escritura no Instituto Bíblico de Roma e em Jerusalém, além de Licenciatura em Teologia pela Universidade de Latrão (Roma).

Já no Brasil, foi professor visitante de Geologia Histórica, Geologia do Brasil e Paleontologia dos Vertebrados na Universidade Federal do Paraná, professor de Geologia para Engenheiros na mesma instituição, professor de Metodologia Científica na Universidade Federal de Ponta Grossa, de Iniciação Científica, além de várias disciplinas na área da Sagrada Escritura, em faculdades teológicas de diversos países.

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem experiência na área de Geociências, principalmente como paleontólogo de vertebrados de campo, explorando e descobrindo no Brasil e em várias partes do mundo sítios paleontológicos novos que estudou, com ênfase na área de paleoicnologia (pegadas fósseis) de vertebrados, especialmente dinossauros. Explorou de forma sistemática, com trinta expedições, a bacia do Paraná, além de realizar trabalhos de exploração na região de Jacarezinho, Cianorte, Indianópolis e Cruzeiro do Oeste, sem contar as inúmeras expedições de estudo em outras regiões do País.