Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Parlamento Estadual Já Se Organiza Para Discutir Demandas do Sudoeste

03/06/2011 14h43 | por Rodrigo Rossi
A Assembleia Legislativa realiza no dia 15 deste mês a quarta sessão itinerante no Sudoeste do Paraná. Francisco Beltrão vai receber a interiorização da Casa, a partir das 18 horas, no Teatro Eunice Sartori, tradicionalmente conhecido como “Espaço da Arte”. O objetivo, assim como as outras edições da nova proposta da Mesa Diretora em descentralizar o Legislativo, é mapear as demandas locais, colocando os parlamentares mais próximos da população.
Oito deputados representam a região Sudoeste, que é considerada uma das potências econômicas do Estado no setor agrícola e na criação de animais. Segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) sobre a microrregião de Francisco Beltrão em 2009, baseado em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de milho chegou a cerca de 430 mil toneladas, enquanto a produção de soja foi de 259 mil toneladas. Mas o destaque foi a criação de frangos, com quase 37 milhões de cabeças. Já a criação de bovinos chegou a pouco mais de 471 mil cabeças.
O Sudoeste do Paraná engloba 42 municípios, sendo dividido em quatro microrregiões (Capanema, Francisco Beltrão, Palmas e Pato Branco). A microrregião de Francisco Beltrão também desponta no setor industrial e no comércio. Com uma população de 242.411 habitantes, conforme dados do censo de 2010, 19 municípios fazem parte da microrregião.
Participação
– Francisco Beltrão vai receber pela primeira vez uma sessão do Poder Legislativo. Na avaliação dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Luciana Rafagnin (PT) e Caíto Quintana (PMDB), que representam o município, o objetivo é estreitar laços da Casa com a população e permitir que as reivindicações cheguem ao conhecimento dos parlamentares.
“Vai ser uma oportunidade para a população conhecer os deputados e o funcionamento da Assembleia, que vai prestar contas das ações nos últimos meses. Na ocasião da interiorização, a entidades poderão apresentar suas demandas e reivindicações”, afirmou a deputada Luciana Rafagnin.
Para ela, uma das reivindicações é a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), em Francisco Beltrão. A existência do Hospital Regional do Sudoeste facilitaria a viabilização e a formação de novos profissionais.  A deputada lembra ainda que recentemente a Casa devolveu ao Governo do Estado a economia de R$ 10 milhões dos três primeiros meses da nova administração da Assembleia Legislativa.
“Hoje a maior reivindicação é a criação do curso de Medicina em Beltrão. Recentemente, a cidade foi beneficiada com mais de R$ 1 milhão para investimentos no Hospital Regional, que vai melhorar o atendimento à população do sudoeste. Mas existem outras demandas, como melhoria na saúde e também em rodovias”.
Embora a sessão itinerante da Assembleia Legislativa seja um encontro formal dos deputados, não haverá deliberação de projetos. Na opinião do líder do PMDB na Casa, Caíto Quintana, as sessões são mais proveitosas quando se abrem para a manifestação popular, a exemplo das outras interiorizações. “Acho que os parlamentares devem ouvir a sociedade. O espírito é mapear os problemas e buscar melhorias a partir das reivindicações. Os deputados poderão na sequência, aqui na Assembleia, apresentar projetos e indicações para beneficiar as regiões. A interiorização é para estar mais perto das pessoas”, avalia Quintana.
O líder do Governo na Casa, deputado Ademar Traiano, também destaca o investimento por parte do Executivo no Hospital Regional do Sudoeste. Além do chamamento no início do ano de 524 funcionários para trabalhar no hospital, a destinação das economias da Assembleia Legislativa permitiram aumentar a capacidade de atendimento, que agora chega a 75%, sendo também uma contribuição do Parlamento à saúde do Sudoeste.
O deputado espera que prefeitos e vereadores da região encaminhem os pleitos para facilitar, na sequência, a discussão dos temas regionais na Casa. Uma das reivindicações é de investimentos no aeroporto regional, permitindo a instalação de novos empreendimentos, melhorando a infraestrutura e estimulando o desenvolvimento econômico.
“Temos associação de prefeitos e vereadores muito fortes no Sudoeste do Paraná e que têm propostas regionais. E com isso será formulada a apresentação de um documento aos deputados e ao Governo do Estado. Posso citar a questão de um aeroporto regional, melhorando a infraestrutura e permitindo que grandes empresas se instalem na região”, afirma Traiano.
Na região, destacam-se fortemente, além da agricultura, o setor moveleiro e indústrias têxteis. Na opinião do parlamentar, o Sudoeste diferencia-se das outras localidades do Paraná, uma vez que, colonizadas por gaúchos e catarinenses, o bairrismo torna-se mais evidente. “Nós não temos na região nenhum grande empreendimento que tenha vindo de fora. Todas as nossas indústrias nasceram no Sudoeste, fruto da capacidade de organização. Uma região colonizada por gaúchos e catarinenses que trouxeram, dos berços do sul, esse sentimento forte de empreendedorismo, e acima de tudo a consciência política muito aguçada. É uma região que cobra muito, sabe o que quer, e exige muito dos seus representantes”, garante o líder do Governo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação