Paulo Colnaghi, da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, é ouvido pela CPI dos Animais

24/05/2016 14h09 | por Eduardo Santana
CPI dos Animais 24/05/2016

CPI dos Animais 24/05/2016Créditos: Laura Ling/Alep

CPI dos Animais 24/05/2016

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida na pelo deputado Felipe Francischini (SD), reuniu-se na manhã desta terça-feira (24) para ouvir o coordenador da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, Paulo Roberto Colnaghi. Durante quase uma hora ele falou aos parlamentares membros da comissão sobre as políticas públicas desenvolvidas pela Rede, que é um programa da Prefeitura Municipal de Curitiba que envolve vários agentes públicos, da iniciativa privada e do terceiro setor, na busca por melhores condições de vida para a fauna da cidade.
Colnaghi falou sobre a lei municipal que proíbe o uso de veículos de tração animal e exploração de animais para esta finalidade na capital paranaense, aprovada no ano passado, e sobre ações de microchipagem e castração coletiva realizadas pela Rede. “Acho que hoje o grande desafio da Rede e do Município de Curitiba é rever as leis que regulamentam a criação e venda de animais”, afirmou o coordenador. “Por isso acho importante esse diálogo com outros Poderes e outras instituições, para que possamos alinhar os esforços para tratarmos dessa questão dos animais” ressaltou.
Para o deputado Felipe Francischini, as ações praticadas pela Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba podem ser levadas aos municípios do interior do estado. “Pudemos conhecer a política pública da área sendo executada na capital. Por ser uma cidade grande como Curitiba, podemos ver o que deu certo e levar para as cidades que estão iniciando esse tipo de trabalho de proteção e defesa dos animais”, apontou o parlamentar.
A CPI – A comissão foi criada para investigar casos de maus-tratos e violência contra animais, criadouros clandestinos e venda irregular de animais no Paraná. Fazem parte da comissão, ainda, os deputados Claudio Palozi (PSC), Guto Silva (PSD), Mauro Moraes (PSDB), Rasca Rodrigues (PV), Stephanes Júnior (PSB) e Cristina Silvestri (PPS), como relatora.

Ouça o Podcast relacionado