Portal da Assembleia Legislativa, um dos mais modernos do Brasil, será lançado oficialmente na segunda-feira (18) Novo site foi desenvolvido para dar mais agilidade ao cidadão na busca pelas informações do Poder Legislativo em todas as plataformas digitais.

18/11/2019 09h56 | por Trajano Budola
O novo Portal de Notícias da Assembleia Legislativa é um dos mais modernos do país e permite que o cidadão acompanhar, de forma mais fácil, o trabalho dos deputados.

O novo Portal de Notícias da Assembleia Legislativa é um dos mais modernos do país e permite que o cidadão acompanhar, de forma mais fácil, o trabalho dos deputados.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Assembleia

O novo Portal de Notícias da Assembleia Legislativa é um dos mais modernos do país e permite que o cidadão acompanhar, de forma mais fácil, o trabalho dos deputados.

O portal da Assembleia Legislativa do Paraná está de cara nova. Dinâmico, ficou muito mais fácil navegar para saber tudo o que acontece no parlamento estadual. “Ficou muito mais fácil para o cidadão acompanhar, até pelo celular, o trabalho dos deputados e fiscalizar onde é aplicado o dinheiro público”, disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

As inovações desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação da Assembleia seguem a modernidade implantada pela Mesa Executiva, comandada pelo presidente Traiano e pelos primeiro e segundo secretários, Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Gilson de Souza (PSC), respectivamente. As mudanças fazem do Portal um dos mais modernos do Brasil, formulado especialmente para atender a todas as plataformas digitais, como notebooks, os celulares e tablets. A barra de rolagem ficou mais curta e o acesso às matérias, fotos e à pesquisa legislativa de projetos e leis estaduais são feitos na primeira tela, com apenas um clique.

O novo Portal será apresentado, oficialmente, aos deputados na próxima segunda-feira (18) durante a sessão plenária. “A Assembleia assume o protagonismo no aprimoramento da administração pública ao implantar total transparência, uma comunicação inovadora e um rigoroso controle de gastos. O novo Portal chega para complementar esse trabalho”, disse o primeiro secretário Romanelli.

Portal - Já ao abrir o site, as transmissões ao vivo das sessões plenárias aparecem. As principais notícias do dia estão listadas horizontalmente, junto com as imagens, o que melhora a visualização. A busca pelos perfis dos deputados também foi otimizada, com os nomes, as fotos e a seleção apresentados alfabeticamente. Nesse espaço será possível ao cidadão acompanhar, em vídeo, os pronunciamentos feitos pelos deputados durante as sessões plenárias, bem como ter acesso às fotos, às leis criadas por eles e também às notícias relativas ao parlamentar que são produzidas diariamente pela Diretoria de Comunicação da Assembleia.

Além disso, ficou muito mais simples acompanhar a Ordem do Dia – a pauta de projetos que serão votados pelos deputados na sessão plenária; a pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a agenda semanal dos eventos e das audiências públicas.

Outra novidade é a Pesquisa Legislativa, ainda na tela principal. É só digitar o número do projeto, ou o nome do deputado que o propôs, para conhecer os detalhes dele. O mesmo acontece com as receitas, despesas e licitações, disponíveis no Portal da Transparência. Uma linha do tempo, de 1854 - data de fundação do Legislativo Paranaense - até hoje, mostra toda a história da Assembleia, seu passado e o presente, com uma galeria de fotos com os ex-presidentes e ex-primeiros secretários da Assembleia.

Os links para as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Flickr) e para o aplicativo Agora é Lei, que tem mais de 16 mil downloads, também estão na tela principal. Os podcasts de notícias podem ser acompanhados com atualizações diárias, além dos projetos especiais comandados pela Assembleia Legislativa, como o Assembleia no Enem, com mais de 500 vídeo aulas preparadas em parceria com os professores da ONG Instituto Educacional Eureka; e o Geração Atitude, com a programação da caravana que espalha cidadania pelo Paraná.

Ainda tem o acesso fácil para conhecer ou saber mais sobre o Parlamento Universitário, que simula a rotina dos deputados com alunos do ensino superior; a Escola do Legislativo, com as várias atividades para a qualificação dos servidores dos três Poderes; e as visitas guiadas, que todos os anos levam milhares de alunos paranaenses para conhecer a Assembleia e aprender sobre o dia a dia dos deputados.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação