Presidente da Assembleia participa de anúncio da duplicação da PR 280, no Sudoeste

22/07/2015 19h43 | por Claudia Ribeiro
Podcast
Estão concluídos  os estudos para a duplicação da  PR-280,  de Marmelândia a Palmas, um antigo sonho da população da região Sudoeste.   A obra vai ser feita com a concessão  da rodovia, em uma parceria público-privada.  O anúncio foi na tarde desta  quarta-feira (22), no Palácio Iguaçu, em Curitiba,  feito pelo governador Beto Richa (PSDB) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano,  a deputados, empresários, lideranças  e prefeitos representando os 42 municípios da região.

Traiano  destacou que a duplicação vai ser um marco, a redenção do Sudoeste, e que é mais um compromisso do governador firmado com a população.

No início, a ideia era  federalizar os 284 km da a rodovia que pertencem ao Estado,  mas o  governo federal sinalizou que  não tinha interesse em assumir a estrada, embora tenha adotado essa prática em outros estados, como Santa Catarina.

Beto Richa disse que a concessão foi a alternativa para duplicar a estrada em função do  custo, que seria alto para o Estado arcar sozinho:  R$ 1 bilhão e 800 milhões de reais. E o processo para abertura da licitação, que também inclui outras rodovias, vai começar em setembro.

O governador informou ainda que a parceria com a iniciativa privada  vai ser amplamente discutida com a população, por meio de audiências públicas e com a maior transparência possível.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi (PDT),  acredita que a população vai apoiar  a proposta, já que vem sofrendo há anos com as más condições da estrada e que o benefício será bem maior que o custo.

Os deputados Wilmar Reichembach (PSC), Guto Silva (PSC) e Paulo Litro (PSDB) também defenderam a concessão da rodovia. Assim como o  O prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini,

Traiano destacou que as obras, duplicações, trincheiras e viadutos vão desafogar uma das maiores e mais importantes regiões produtoras do Paraná e que as obras devem começar ainda este ano.