Procuradoria da Mulher pede à SESP divulgação periódica de dados da violência doméstica Requerimento foi apresentado com o apoio total da Bancada Feminina da Assembleia.

15/04/2020 17h03 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputada Cristina Silvestri (CDN), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputada Cristina Silvestri (CDN), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputada Cristina Silvestri (CDN), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná.

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná apresentou mais um pedido à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) agora, solicitando a divulgação periódica – semanal ou quinzenal – dos números da violência doméstica durante o período de quarentena frente ao coronavírus. O pedido foi assinado pela procuradora da Mulher, deputada Cristina Silvestri (CDN), com o apoio de todas as integrantes da Bancada Feminina da Casa: deputadas Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC), Maria Victoria (PP) e Luciana Rafagnin (PT).

“Estes números são necessários para que a Rede de Enfrentamento tenha mais detalhes sobre o verdadeiro cenário da violência contra mulheres neste período e que, assim, possa traçar ações de combate que sejam efetivas”, reforça Cristina Silvestri.

No requerimento encaminhado à pasta, a Procuradoria relembra que o único dado público que órgãos de enfrentamento tiveram acesso desde o início do período de isolamento foi referente ao primeiro final de semana de quarentena, através de dado repassado pela Polícia Militar à imprensa. Comparando o final de semana do dia 13 de março, o último antes da quarentena, e o final de semana do dia 21 de março, o primeiro após o isolamento, o aumento de registros foi de quase 15%. Após este período, entretanto, nenhum novo dado oficial público foi divulgado.

“Ainda é prematuro afirmar com certeza que qualquer crescimento é um reflexo preciso da quarentena. Por isso precisamos destes dados, continuando com o monitoramento e, também, com o acolhimento destas mulheres. A proteção das paranaenses também é um serviço essencial”, disse Cristina.

Na semana passada, a Procuradoria da Mulher solicitou à SESP que libere, através da Delegacia Eletrônica, a possibilidade de mulheres registrarem, também, boletins de ocorrência online, exceto em casos de violência sexual. O pedido teve o apoio de 16 parlamentares, incluindo as deputadas integrantes da Bancada Feminina. A SESP ainda não respondeu ao requerimento.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação