Produtores de leite participam de capacitação em Pérola d'Oeste

18/09/2017 09h27 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Wilmar Reichembach (PSC).

Deputado Wilmar Reichembach (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Wilmar Reichembach (PSC).

A Prefeitura de Pérola d'Oeste e a Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa do Paraná realizaram na última sexta-feira (15) palestra técnica para cerca de 70 produtores de leite do município. A palestra foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores e foi proferida pela médica veterinária Denise Adamchuk. A profissional apresentou técnicas de manejo para ordenha e cultivo de pastagem que otimizam e trazem mais qualidade à produção. De acordo com Denise, tão importante quanto ter alta produtividade, também é fundamental aliar com qualidade. "Precisamos passar informações ao produtor para que ele melhore a qualidade e, assim, possamos ser competitivos no mercado. Nossa região é muito visada, muitos laticínios estão vindo para cá buscar leite, por isso é importante melhorar a qualidade, as técnicas de manejo e alimentar o rebanho com baixo custo", enfatizou Denise.
A arrecadação proveniente da atividade leiteira é importante para o município. De acordo com dados do departamento municipal de Agricultura, cerca de 20 milhões de litros de leite são produzidos anualmente em Pérola d'Oeste. O agricultor Ivo Schaefer trabalha com produção de leite há 15 anos. Ele lembra que quando começou, em 2002, os lucros eram pequenos se comparados com hoje. Por isso, apesar da crise que o setor vem enfrentando – motivada principalmente pela queda do litro de leite pago ao produtor e pela entrada de leite neozelandês e australiano no Brasil, via Uruguai – o seu Ivo é otimista. "Todo setor enfrenta seus altos e baixos, por isso essas reuniões são muito importantes. Essa foi a segunda que eu participei nessa semana. É um incentivo para a gente que trabalha na atividade agrícola. Eu confio muito que a atividade vai melhorar", explicou Ivo, morador da Linha Bom Plano.
O deputado Wilmar Reichembach (PSC), coordenador da Frente Parlamentar, destacou que estes cursos de qualificação estão dando muito certo na região. "As prefeituras estão muito receptivas para realizarem essa parceria e os produtores estão aderindo. Vamos dar continuidade a essa atividade, sempre procurando aprimorar. Tem sido um evento bonito e bastante pertinente para auxiliar os produtores nesse momento de crise. Sabemos que a atividade leiteira é muito importante para a região, porque gera uma renda mensal para as famílias, ajuda a circular valores expressivos. A Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva tem a missão de estar ao lado dos produtores nesse momento", destacou Reichembach.