Programa para geração de emprego e apoio ao desenvolvimento regional é apresentado na Assembleia O presidente da ONG GERAR, Francisco Reinord Essert, apresentou a instituição e os principais programas em desenvolvimento.

15/05/2023 16h48 | por Antônio Dilay
Apresentação ocorreu no início da sessão plenária desta segunda-feira (15).

Apresentação ocorreu no início da sessão plenária desta segunda-feira (15).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Apresentação ocorreu no início da sessão plenária desta segunda-feira (15).

O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) convidou o atual gestor e um dos fundadores da ONG GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) para a apresentação das instituições e seus principais programas em desenvolvimento, no horário do Grande Expediente da Sessão Plenária desta segunda-feira (15).

A GERAR é uma organização social sem fins lucrativos voltada para a sustentabilidade social e formação atuando desde 2003 no estado do Paraná com objetivo de promover a capacitação para geração de emprego, renda e promoção da igualdade social.

O deputado Alexandre Amaro ressaltou que “é preciso apoiar instituições sérias e que realizam um trabalho que ajudem de fato a população, e o trabalho da Gerar, nesses 20 anos, impactaram mais de 500 mil pessoas e atualmente são 12 mil pessoas atendidas diretamente com ramificação por todo estado do Paraná. Eles precisam do nosso reconhecimento e da nossa ajuda com emendas parlamentares que possam minimizar um pouco estes gastos que eles têm. O terceiro setor muitas vezes consegue alcançar onde o Estado não alcança e por isso é que precisamos estar junto e dar apoio para que eles sempre consigam atender mais pessoas”.

O presidente da Gerar, Francisco Reinord Essert, explicou um pouco sobre a organização social sem fins lucrativos que já impactou mais de 500 mil vidas. “Nossos projetos atendem as pessoas sem custo algum, então todas estas pessoas que passaram pela Gerar nesses 20 anos foram atendidas gratuitamente. Temos hoje 400 funcionários em 29 unidades espalhadas pelo Paraná e nosso foco principal é o jovem e a preparação deles para o mercado de trabalho. Quando analisamos as estatísticas do nosso país que dão conta de que temos cerca de 450 mil jovens em medidas socioeducativas, nos preocupa, por isso estamos focados na inserção do jovem no mercado de trabalho”.

Atuando no Paraná há 20 anos a instituição tem buscado promover o desenvolvimento social através de ações educacionais e inserção no mercado de trabalho. Alguns projetos e iniciativas desenvolvidos receberam o selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Serviço Social da Indústria (SESI) em atenção a uma resolução internacional aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A organização atua desenvolvendo projetos para a sociedade com ações educacionais que tem por objetivo combater o desemprego e a desigualdade social; para as empresas, com atendimento personalizado na contratação e desenvolvimento de novos talentos e para o jovem na qualificação profissional gratuita para novas oportunidades de emprego.