Projeto de estudante da UFPR de combate à pobreza menstrual vence concurso latino-americano Proposta de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná determina a distribuição de absorventes higiênicos nas escolas públicas e unidades de saúde do estado.

03/08/2021 10h34 | por Assessoria parlamentar com informações da UFPR

Rafaella de Bonna Gonçalves, estudante da UFPR, desenvolveu um absorvente íntimo sustentável que colabora no combate à pobreza menstrual.Créditos: Rodrigo Brenner/Arquivo pessoal

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) cumprimentou nesta terça-feira (3), a estudante Rafaella de Bonna Gonçalves, do curso de Design de Produto da UFPR, que desenvolveu um absorvente biodegradável que colabora no combate à pobreza menstrual. O projeto venceu o concurso Diseño Responde, que selecionou soluções criadas para problemas enfrentados por países latino-americanos.

"É muito importante projetos como o desenvolvido pela Rafaella porque ajudam a enfrentar um problema grave que é a falta, por condições econômicas, de absorventes higiênicos para adolescentes e mulheres vulneráveis. Está de parabéns a Rafaella que mostrou a importância dos jovens participar e encontrar soluções para situações enfrentadas pelos mais pobres", destaca o deputado.

Romanelli é um dos autores do projeto de lei 944/2019, em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, que determina a distribuição de absorventes higiênicos nas escolas públicas e unidades de saúde do estado. O projeto é de autoria ainda das deputadas Cristina Silvestri (CDN), Mabel Canto (PSC), Cantora Mara Lima (PSC) e Luciana Rafagnin (PT) e dos deputados Boca Aberta Junior (PROS) e Goura (PDT). A proposta aguarda para entrar na pauta de votação do plenário da Assembleia Legislativa.

Prêmio - O projeto de Rafaella - Eu. Faço Parte - concorreu com 400 projetos de 13 países da América Latina: México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador, Colômbia, Venezuela, Equador, Brasil, Peru, Chile, Argentina e Uruguai. O concurso selecionou 43 projetos finalistas em cinco categorias (corpo, casa, trabalho, brincadeiras e aprendizagem e comunidade).

Ao final, cinco projetos venceram e um recebeu menção honrosa. O paranaense foi o único brasileiro entre os premiados e ganhou na categoria "corpo". Com o resultado, o "Eu. Faço Parte" vai participar de um concurso mundial de design, realizado na Dinamarca.

Rafaella idealizou um absorvente com materiais orgânicos certificados e vendido no sistema “one by one”, o que significa que cada compra gera a doação de um produto para quem precisa. “Por ser descartável – devido à falta de saneamento básico em locais vulneráveis – o absorvente é feito de materiais biodegradáveis. É possível utilizá-lo tanto como absorvente externo quanto interno, já que muitas das pessoas em situação de vulnerabilidade não possuem roupas íntimas”, disse a estudante ao portal da UFPR.

Política pública - Os projetos premiados no Diseño Responde são incluídos como finalistas no concurso Index Award, realizado pela fundação The Index Project. É um prêmio dinamarquês bianual realizado desde 2005. Participam da disputa projetos e ideias de “design para melhorar a vida”. O resultado será divulgado em 30 de setembro.

Romanelli destaca que a proposta em curso no legislativo paranaense cria uma política pública em defesa da mulher e promove a dignidade a milhares de jovens. “Muitas adolescentes, no período menstrual, abandonam a sala de aula por falta de absorvente. Com essa proposta, o Paraná mais uma vez serve de exemplo para o Brasil”, ressalta.

Proposta semelhante à do Paraná também está em debate na Câmara dos Deputados.