Notícia
Destaque
Projeto de Hermas Assegura Direitos dos Professores
Flávia Prazeres
Fonte: DIVULGAÇÃO/ALEP
2 min de leitura
1.035 visualizações
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 09/10/06Jornalista: Flávia PrazeresPROJETO DE HERMAS ASSEGURA DIREITOS DOS PROFESSORESOs deputados aprovaram nesta segunda-feira (09), em segunda discussão, o projeto de lei do governador em exercício, Hermas Brandão (PSDB), que propõe a regulamentação das atividades desempenhadas por professores afastados da sala de aula por motivo de saúde, assegurando a eles a mesma remuneração e direitos, tais como hora-aula, férias e aposentadoria.O projeto de lei também pretende assegurar que o professor afastado cumpra a mesma jornada que já vinha desempenhando ao longo de sua carreira acadêmica. E visa garantir a manutenção integral da remuneração dos docentes, o que para os deputados defende o princípio da isonomia, ou seja, concede tratamento igual aos demais servidores do Estado.Para Hermas, o projeto de lei trata-se de uma correção à legislação, permitindo que quando for constatada a impossibilidade do professor continuar na sala de aula por problemas de saúde ele seja suprido em outra função, porém permaneça no cargo de professor.”Afinal o professor não saiu da sala de aula por vontade própria, mas porque foi obrigado. Ficou doente e muitas vezes em decorrência do próprio exercício da profissão”, argumentou Hermas.DEMAIS PROJETOS – Os deputados apreciaram ainda outros dezessete projetos de lei. Entre eles, o do deputado Waldir Leite (PPS), que altera o artigo 9º da Lei Estadual nº 7.257 de 30 de novembro de 1979, que consolida a legislação tributária relativa à taxa de segurança. Dessa forma, passam a ser isentos da taxa os atos e documentos que tenham finalidades escolares, militares ou eleitorais, aqueles que abordam a situação funcional dos servidores públicos, bem como os que tratam os interesses das pessoas comprovadamente pobres e os referentes a clubes de terceira idades, desde que sejam entidades declaradas de utilidade pública. Outro projeto de lei aprovado foi o da deputada Cida Borghetti (PP), que determina o controle de presença dos alunos da rede pública de ensino no Estado do Paraná, com o objetivo de responsabilizar os pais e os responsáveis desses alunos.
Notícias Relacionadas
13:38
Assembleia Legislativa promove semana de homenagens e debates sobre infância, fibromialgia e fortalecimento do meio rural
Dez projetos de lei estão na pauta da sessão plenária da próxima segunda-feira (18).
Leia mais
13:08
Assembleia Legislativa sedia audiência pública sobre fibromialgia e os impactos da nova lei federal
Proposta pelo deputado Gilson de Souza (PL), reunião vai debater direitos, atendimento multidisciplinar, inclusão e desafios enfrentados por pessoas com fibromialgia no Paraná.
Leia mais
12:36
Assembleia Itinerante encerra participação na Expoingá com foco em cidadania, formação política e aproximação com a população
Programação da Assembleia Itinerante reuniu estudantes, idosos, empreendedores e lideranças regionais em ações de educação legislativa, debates públicos e serviços à comunidade durante a feira em Maringá.
Leia mais
11:16
Assembleia promove debate sobre preservação e mercado dos porcos crioulos no Estado
Audiência pública de iniciativa do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reúne produtores, pesquisadores e representantes do setor agropecuário.
Leia mais