Projeto de lei apresentado na Assembleia pretende proibir a queima de rojões e morteiros no Paraná

20/02/2017 17h54 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Marcio Pauliki (PDT).

Deputado Marcio Pauliki (PDT).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Marcio Pauliki (PDT).

O deputado Marcio Pauliki (PDT) apresentou nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei que proíbe a queima de rojões e morteiros em todo o Paraná. “Se você possui cães ou gatos com certeza já percebeu como os animais ficam assustados com o barulho provocado pela soltura de rojões, comuns em partidas de futebol, nas festas de final de ano e outras comemorações”, explica o deputado, ao justificar a iniciativa.
De acordo com o parlamentar, o barulho provocado traz apenas prejuízos à população, principalmente crianças e idosos, ao meio ambiente e aos animais. “É preciso esclarecer que a limitação se refere apenas aos rojões e morteiros. A tradição dos fogos de artifício luminosos jamais será superada. Eu sou favorável à sua manutenção, pois ela mantém diversos postos de trabalho em suas fábricas e revendas”, explica.
Pauliki lembra que na última virada de ano a queima de fogos foi responsável pela morte de um filhote de onça no Parque Nacional do Iguaçu. Ele foi esmagado pela própria mãe, que tentava proteger os filhotes do barulho. Os animais domésticos também sofrem de forma exagerada, inadmissível para a satisfação do ser humano.
O projeto de lei segue agora para apreciação e parecer das comissões técnicas do Legislativo.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação