Projeto Geração Atitude, desenvolvido pela Alep, é premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público Voltado à promoção da cidadania entre jovens estudantes, projeto foi classificado em segundo lugar na categoria “Redução da Corrupção”.

04/08/2017 11h22 | por Jaime S. Martins.
Destaques da semana 04/08/2017.

Destaques da semana 04/08/2017.Créditos: Nani Gois/Alep e Arte: Vinícius Leme/Alep

Destaques da semana 04/08/2017.

O projeto Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), recebeu na quarta-feira (2) o Prêmio CNMP 2017, durante o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público em Brasília. O Geração Atitude foi premiado na categoria “Redução da Corrupção”, classificado em segundo lugar, disputando com projetos de todo o país.

A Assembleia se empenhou para transformar o Geração Atitude, que estimula a participação dos jovens na política e motiva o exercício da cidadania, em uma iniciativa de apelo popular. A TV Assembleia percorreu municípios do Paraná inteiro promovendo a Gincana da Cidadania, através do Guia do Cidadão. A Assembleia também produziu e distribuiu 40 mil exemplares do Guia do Cidadão, material com informações sobre os conceitos de democracia, política e cidadania.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), introduziu inclusive uma novidade importante no Geração Atitude, ao determinar que o melhor projeto de lei elaborado por alunos de escolas públicas da rede estadual de todo o Paraná fosse encampado e transformado em proposta de lei efetiva na Alep, tramitando pelas comissões técnicas permanentes e seguindo para votação em Plenário. Em 2015, por exemplo, foram selecionados para participar da disputa 31 proposições de alunos de escolas de todo o estado. Foi então escolhido o projeto da aluna de Cianorte, Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, na época com 16 anos de idade, que na sequência tramitou como proposta de lei no Legislativo, sendo aprovado pelos deputados e depois sancionado e transformado em lei pelo governador Beto Richa (PSDB). Para 2017 a novidade é que os projetos dos estudantes poderão ser enviados e cadastrados diretamente pelo site do programa, em http://www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/.

Premiação – O Geração Atitude concorreu ao prêmio nacional com 1.077 iniciativas de todo o país. O Prêmio CNMP foi criado com o objetivo de dar visibilidade aos programas de estímulo à cidadania desenvolvidos em todo o país. Criado para contribuir com a formação cidadã dos estudantes de rede pública estadual de ensino, o Geração Atitude envolveu a participação de mais de 50 mil estudantes em todo o Paraná. O projeto conta com a parceria do Ministério Público do Paraná, da Secretaria do Estado da Educação, do Tribunal de Justiça do Paraná e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

Plenário – A semana também foi marcada pela retomada dos trabalhos em Plenário, após duas semanas de recesso, conforme determina o Regimento Interno da Assembleia. Nas duas sessões plenárias realizadas nesta semana, foram votados pelos deputados estaduais seis projetos de lei, além da análise de um veto do Poder Executivo.

Saúde – Foi lançada na Assembleia, também nesta semana, a Campanha Agosto Azul, em cumprimento à Lei estadual 17.099/2012. A campanha tem por objetivo alertar para os cuidados com a saúde do homem, com a realização de exames preventivos e diagnósticos precoces. Neste ano, o tema é “Pai, seja presente!”. O primeiro evento da Campanha foi a realização de um culto ecumênico, tendo como preletor o apóstolo Cristiano Netto. Já no início da tarde foi aberta, no Espaço Cultural da Alep, a exposição Agosto Azul, que ficará à disposição do público para visitação até o dia 31 de agosto, no horário das 9 às 18 horas. A exposição conta com cartazes que apresentam os temas abordados em cada edição da campanha, que é realizada desde 2012.

Durante a solenidade de lançamento da campanha e da exposição, alguns pais fizeram relatos de suas histórias de paternidade responsável, e entre eles estava Luiz Fernando de Castro Mattanó. Pai de uma criança autista, ele é um dos coordenadores do Movimento Cuecas Azuis, que procura incentivar os pais a participarem do dia a dia dos filhos e a compartilharem as dificuldades e alegrias com as mães.

Homenagem – Na noite de quarta-feira (2), em sessão solene, a Assembleia Legislativa concedeu o título de Cidadania Honorária do Estado à advogada Sandra Marchini Comodaro, por proposição do deputado Stephanes Junior (PSB). A homenageada é conselheira do Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar), integra o Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná e o movimento Espaço Mulheres Executivas do Brasil, para estimular a participação feminina no ambiente corporativo.

Treinamento – Durante toda a quinta-feira (3) os servidores do Legislativo que irão compor a “brigada de incêndio” da Casa participaram de um treinamento para atendimento de primeiros socorros, enfrentamento de situações de perigo e emergências promovido pelo Corpo de Bombeiros.

O trabalho faz parte de um programa que visa garantir a segurança dos servidores e das pessoas que frequentam a Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2015, um grupo participou de um curso de primeiros socorros com o Siate. Em fevereiro deste ano a Assembleia recebeu o aval do Corpo de Bombeiros para a implantação do projeto de proteção e combate a incêndios, que resultou na instalação de sinalizadores das saídas de emergência, detectores de fumaça em todas as salas, extintores em todos os corredores e uma rede de hidrantes com mangueiras, além de guarda-corpos nos beirais externos e internos e corrimãos em todas as escadas e rampas. O presidente Traiano destacou que “as adequações que a Mesa Executiva promoveu na Alep são inéditas e um grande exemplo. A segurança de nossos visitantes e dos servidores da Casa é fundamental”.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação