Projeto insere santuário de Itaipulândia no roteiro oficial de turismo religioso

09/10/2020 17h50 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no município de Itaipulândia, na Região Oeste do Paraná

Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no município de Itaipulândia, na Região Oeste do ParanáCréditos: José Fernando Ogura/ANPr

Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no município de Itaipulândia, na Região Oeste do Paraná

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) protocolou nesta sexta-feira (09) na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no município de Itaipulândia, na Região Oeste, e insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a peregrinação de fiéis ao Santuário, que ocorre anualmente na semana de 12 de outubro. 

“O município de Itaipulândia é conhecido por sua expressiva produção agrícola, mas cada vez mais vem se destacando no turismo, principalmente religioso”, justifica. Ele ressalta que, no ponto mais alto da cidade, a 367 metros de altitude, foi erguido o maior monumento de adoração a Nossa Senhora Aparecida do país, com 26 metros de altura. Além de Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é protetora do município de Itaipulândia. 

Para celebrar o dia 12 de outubro, data nacional de devoção à santa, conforme a Lei nº 6. 802, de 30 de junho de 1980, milhares de fiéis se dirigem à Itaipulândia. Em 2019, cerca de 50 mil pessoas de diversas cidades da região compareceram ao Santuário. Nessa toada, vários romeiros fazem uma peregrinação anual na semana do dia 12 de outubro, de aproximadamente 70 quilômetros, saindo Foz do Iguaçu até Itaipulândia, como forma de penitência e agradecimento pelos milagres atribuídos à Padroeira. 

“Diante da grande importância deste Santuário situado em Itaipulândia e do grande número de fiéis que comparecem ao local em 12 de outubro, nada mais justo que a inclusão desse monumento no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná e, em razão do expressivo número de fiéis que comparecem ao local em 12 de outubro, também a inclusão da peregrinação de romeiros no Calendário Oficial de Eventos do Estado”, diz o deputado.

O projeto será lido na sessão plenária remota de terça-feira (13), quando dará inicío à tramitação no Legislativo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação