Projeto para divulgação dos direitos das pessoas com deficiência em sites oficiais passa em segundo turno Pela proposta, os órgãos oficiais deverão divulgar esses direitos com clareza, mediante links ou interfaces acessíveis e de fácil reconhecimento.

21/08/2018 16h30 | por Eduardo Santana.
Sessão Plenária Ordinária e Sessão Plenária Ordinária antecipada. 21/08/2018

Sessão Plenária Ordinária e Sessão Plenária Ordinária antecipada. 21/08/2018Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Sessão Plenária Ordinária e Sessão Plenária Ordinária antecipada. 21/08/2018

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou nesta terça-feira (21) duas sessões plenárias, sendo uma ordinária e outra antecipada de quarta-feira (22). Durante as sessões, os deputados aprovaram em segundo turno o projeto de lei nº 221/2018, que dispõe sobre a divulgação dos direitos das pessoas com deficiência pelos órgãos públicos estaduais.

De acordo com a proposta, que tramita em regime de urgência, os órgãos oficiais do Estado promoverão a divulgação em seus sites, de forma clara, dos direitos das pessoas com deficiência, mediante links ou interfaces de fácil reconhecimento e acesso. Deverão constar da divulgação, segundo a proposta, todas as informações sobre os direitos, garantias, benefícios e demais situações jurídicas em favor das pessoas com deficiência.

Ainda segundo o projeto, o objetivo é suprir as carências de informação relativas aos direitos das pessoas com deficiência e influenciar de maneira positiva no tratamento dos pacientes, esclarecendo o alcance de tais garantias e benefícios.

Redação final – As propostas de nº 384/2018, que concede o título de utilidade pública à Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Santa Mariana; nº 329/2018, que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná a Agenor Bortolon Junior, empresário de Cruzeiro do Oeste com atuação nas áreas social e religiosa, em toda a região Noroeste, passaram em redação final durante a sessão ordinária e agora seguem para sanção, ou veto, do Governo do Estado.

TJ-PR – Foi aprovado em terceiro turno o projeto de lei nº 399/2018, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que faz alterações no Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado, com mudanças nos serviços do foro extrajudicial, para reacumulação de serviços notariais e de registro. Já o projeto de lei nº 105/2018, que institui o ‘Dia Estadual do Ciclista’, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto, avançou em segundo turno.

Homenagem – O projeto de resolução nº 16/2018, que denomina “Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli” o hall de entrada de acesso da Mesa Executiva, localizado no segundo andar do Palácio 19 de Dezembro (Prédio Administrativo da Assembleia Legislativa), foi aprovado em primeiro turno de votação durante a sessão plenária. A matéria também passou em segundo turno durante a sessão antecipada. Com a aprovação da dispensa de votação da redação final, a proposta agora está apta para ser promulgada pelo presidente do Legislativo. Ainda durante a sessão antecipada, foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei nº 416/2018, que denomina Hospital Regional Deputado Bernardo G. Ribas Carli o Hospital Regional do Centro-Oeste, localizado no município de Guarapuava (mais detalhes neste link).

Veto – O veto nº 13/2018, do Poder Executivo, ao projeto de lei nº 338/2016, que equipara as pessoas portadoras de doença renal crônica e transplantadas, como pessoas com os mesmos direitos para fins de atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, foi mantido pelos deputados. Na justificativa do veto, o Executivo afirma que o texto é inconstitucional, uma vez que a matéria trata questões relativas à proteção da pessoa com deficiência, cuja disciplina normativa geral veio com a promulgação da Lei Federal 13.146/2015, também conhecida com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Portanto, trata-se uma matéria de competência exclusiva da União.

Títulos e calendários – Durante a sessão plenária antecipada, foram aprovados em primeiro turno os projetos de lei nº 223/2018, que institui a Semana de Conscientização com a Saúde da Voz, a ser realizada anualmente na terceira semana do mês de abril; e nº 318/2018, que institui o Dia Estadual do Monge João Maria, a ser comemorado anualmente no da 27 de março.

Alterações – Passaram em primeiro turno, durante a sessão antecipada de quarta-feira, os projetos de lei nº 398/2018, do Poder Judiciário, que promove alterações no Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado, renomeando o Serviço Distrital da Comarca de Palmas; e nº 415/2018, que revoga a Lei Estadual nº 17.716/2013, que concede título de utilidade pública ao Instituto Sicoob/PR para o Desenvolvimento Sustentável, de Maringá.

Imóveis – Ainda na sessão ordinária antecipada, os parlamentares aprovaram em primeira votação o projeto de lei nº 404/2018, do Poder Executivo, tratando da afetação (ato pelo qual um imóvel passa a ter uma finalidade pública especial de interesse público) de imóveis ao Fundo de Previdência gerido pela Paranaprevidência. A lei que se pretende revogar trata de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, que detinha o uso exclusivo dos imóveis, e o Fundo de Previdência da Paraná Previdência, visando a implantação do Programa de Construção de Unidades de Delegacias Cidadãs em Londrina e Maringá, como forma de materialização do Programa Paraná Seguro.

Sessões – Conforme requerimento apresentado pelos líderes partidários da Casa e aprovado em Plenário, as sessões das quartas-feiras serão realizadas de maneira antecipada, às terças-feiras, também no período da tarde, até o término do período eleitoral.