08/03/2022 10h35 | por Assessoria parlamentar

Projetos do deputado Soldado Fruet incluem eventos de pesca de Missal no calendário oficialCréditos: Toni Ricardo

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Soldado Fruet (PROS), protocolou dois projetos de lei que inserem no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná eventos de pesca esportiva realizados no município de Missal, na região Oeste. O PL 61/2022 acrescenta à programação estadual o Desafio de Pesca à Corvina, realizado anualmente na última semana de fevereiro. Já o PL 62/2022 inclui no cronograma paranaense o Torneio de Pesca Internacional ao Tucunaré, que ocorre todos os anos na primeira semana de outubro. Ambos os eventos são organizados pela Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal (ANPEMI).

Segundo o deputado, o objetivo é divulgar o potencial turístico do Lago de Itaipu, que abrange o Terminal Turístico de Vila Natal, onde acontecem as competições. O parlamentar participou da 21ª edição do Desafio da Pesca à Corvina, que aconteceu nos últimos dias 26 e 27 de fevereiro e reuniu trezentas equipes. Após a etapa competitiva, foram soltos 105 mil peixes nativos juvenis na Bacia do Rio Paraná. “O desafio tem como objetivo, para além do lazer, o fortalecimento do turismo regional e a conscientização acerca da necessidade de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e protegido”, justificou.

Em relação ao Torneio de Pesca ao Tucunaré, o deputado ressaltou que é um importante e tradicional evento para os praticantes da modalidade, que utiliza em suas edições o método pesque e solte, sem riscos ou danos ao meio ambiente. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Missal, Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional, entre outros órgãos e entidades, públicas e privadas. De acordo com os organizadores, o Torneio de Pesca ao Tucunaré de Missal foi o percursor dos torneios deste tipo no Lago de Itaipu e atualmente é um dos maiores do Brasil.

Além de divulgar o potencial turístico da região, o evento visa fortalecer o combate e a conscientização sobre os malefícios da utilização de materiais poluentes.

Os projetos de lei serão analisados pelas Comissões temáticas da Assembleia Legislativa, a começar pela de Constituição e Justiça (CCJ), antes de serem votados em plenário. No último mês de fevereiro, Soldado Fruet também propôs a inclusão no Calendário Oficial do Estado do Paraná do Torneio Internacional de Pesca do Tucunaré, que ocorre anualmente na semana do dia 12 de março, no município de Santa Terezinha de Itaipu. Promovido pela Associação de Pesca Esportiva Santa Terezinha de Itaipu (PESTI), o evento atrai participantes brasileiros e estrangeiros. As 250 vagas para a oitava edição, que acontece neste final de semana, estão esgotadas.