NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Protocolo online e digitalização de documentos das sessões plenárias já estão em funcionamento
17h07
por Rodrigo Rossi
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 / 4049
3 min de leitura
4.577 visualizações
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), informou aos parlamentares nesta terça-feira (3) que os documentos protocolados durante o curso das sessões plenárias, como requerimentos e projetos de lei, já estão sendo digitalizados pela Diretoria de Apoio ao Plenário (DAP) e enviados, em tempo real, para a Diretoria Legislativa (DL), desde ontem (2). Com isso, a Casa passa a economizar papel e agilizar o processo legislativo, conforme o processo de informatização já em andamento. Em seguida, os documentos serão encaminhados e distribuídos online para as comissões técnicas temáticas.
Segundo Rossoni, esta é uma das importantes etapas de modernização, que vai contemplar ainda a interligação entre os diferentes setores, diminuindo a burocracia e otimizando o trabalho dos funcionários, diretores e o acesso à informação. O chefe do Poder Legislativo anunciou também que em agosto estará em funcionamento o novo sistema de registro de presenças, votações e a disponibilização da Ordem do Dia, pauta dos projetos a serem apreciados em Plenário. “Estamos avançando pontualmente na modernização da Casa e o novo sistema de protocolo e digitalização da Ordem do Dia das sessões plenárias vai dar mais agilidade ao processo legislativo. Além disso, teremos substancial economia de papel, porque as informações serão online”, disse Rossoni.
Investimentos – Parte dos recursos economizados pela Assembleia no ano passado, de R$ 90 milhões, já devolvidos ao Governo do Estado, foram canalizados para investimentos em saúde e ação social, entre outras áreas, além da aquisição de veículos, como ambulâncias e micro-ônibus. Em solenidade nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, com a presença de diversos deputados, os automóveis foram entregues aos municípios e entidades, como Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), reforçando a frota do Estado no atendimento à população. “A Assembleia Legislativa fez economias. E parte daquilo que não foi gasto e devolvido ao Executivo permitiu que estes carros fossem adquiridos. Foi um esforço conjunto da Casa e principalmente dos senhores deputados”, afirmou o presidente.
Esforço conjunto – Durante a sessão plenária, o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) enalteceu a sintonia existente entre o Legislativo e o Executivo, e os consequentes benefícios para os paranaenses, a partir do empenho e do entendimento da necessidade de mudanças e dos hábitos na Assembleia. “Houve no ano passado um esforço muito grande dos deputados para iniciarmos o processo de mudanças, que culminou na economia e aquisição destes carros também. Está sendo muito positivo, porque estamos em permanente diálogo com o governo e estes frutos estão aparecendo para a população”, analisou.
Na mesma linha, o parlamentar Adelino Ribeiro (PSL) subiu à tribuna e parabenizou as ações da Mesa Executiva, destacando o expressivo resultado da diminuição da própria máquina administrativa do Legislativo. Neste ano, segundo lembrou o deputado, a projeção é de que mais R$ 100 milhões em recursos sejam direcionados pela Assembleia ao Executivo. “Parabenizo a Mesa pelas economias e pela possibilidade de devolvermos dinheiro ao governo, com o esforço dos deputados. Com isso, foram feitas diversas benfeitorias na educação e na saúde, como hoje pudemos testemunhar, na entrega dos veículos. Deixo assim o meu apoio e agradecimentos ao presidente, para continuarmos economizando e transformando isso em investimentos em prol do cidadão paranaense”.
Segundo Rossoni, esta é uma das importantes etapas de modernização, que vai contemplar ainda a interligação entre os diferentes setores, diminuindo a burocracia e otimizando o trabalho dos funcionários, diretores e o acesso à informação. O chefe do Poder Legislativo anunciou também que em agosto estará em funcionamento o novo sistema de registro de presenças, votações e a disponibilização da Ordem do Dia, pauta dos projetos a serem apreciados em Plenário. “Estamos avançando pontualmente na modernização da Casa e o novo sistema de protocolo e digitalização da Ordem do Dia das sessões plenárias vai dar mais agilidade ao processo legislativo. Além disso, teremos substancial economia de papel, porque as informações serão online”, disse Rossoni.
Investimentos – Parte dos recursos economizados pela Assembleia no ano passado, de R$ 90 milhões, já devolvidos ao Governo do Estado, foram canalizados para investimentos em saúde e ação social, entre outras áreas, além da aquisição de veículos, como ambulâncias e micro-ônibus. Em solenidade nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, com a presença de diversos deputados, os automóveis foram entregues aos municípios e entidades, como Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), reforçando a frota do Estado no atendimento à população. “A Assembleia Legislativa fez economias. E parte daquilo que não foi gasto e devolvido ao Executivo permitiu que estes carros fossem adquiridos. Foi um esforço conjunto da Casa e principalmente dos senhores deputados”, afirmou o presidente.
Esforço conjunto – Durante a sessão plenária, o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) enalteceu a sintonia existente entre o Legislativo e o Executivo, e os consequentes benefícios para os paranaenses, a partir do empenho e do entendimento da necessidade de mudanças e dos hábitos na Assembleia. “Houve no ano passado um esforço muito grande dos deputados para iniciarmos o processo de mudanças, que culminou na economia e aquisição destes carros também. Está sendo muito positivo, porque estamos em permanente diálogo com o governo e estes frutos estão aparecendo para a população”, analisou.
Na mesma linha, o parlamentar Adelino Ribeiro (PSL) subiu à tribuna e parabenizou as ações da Mesa Executiva, destacando o expressivo resultado da diminuição da própria máquina administrativa do Legislativo. Neste ano, segundo lembrou o deputado, a projeção é de que mais R$ 100 milhões em recursos sejam direcionados pela Assembleia ao Executivo. “Parabenizo a Mesa pelas economias e pela possibilidade de devolvermos dinheiro ao governo, com o esforço dos deputados. Com isso, foram feitas diversas benfeitorias na educação e na saúde, como hoje pudemos testemunhar, na entrega dos veículos. Deixo assim o meu apoio e agradecimentos ao presidente, para continuarmos economizando e transformando isso em investimentos em prol do cidadão paranaense”.
Notícias Relacionadas
12:16
Assembleia Legislativa retoma sessões plenárias após recesso parlamentar
Programação conta com sessões solenes, lançamento de frente parlamentar, curso de IA na Casa de Leis, além de duas edições de interiorização, em Castro e Goioerê.
Leia mais
16:45
Assembleia Legislativa inicia trâmite de projeto de lei que prevê reajuste salarial para professores da rede pública estadual
Mensagem governamental foi lida em plenário durante a sessão desta terça-feira (27).
Leia mais
17:35
Assembleia aprova projeto para ampliar atuação da Patrulha Maria da Penha
Texto foi um dos nove itens em pauta na primeira das duas sessões plenárias realizadas nesta segunda-feira (19).
Leia mais
11:43
Assembleia atualiza lei que acelera repasse aos municípios afetados por desastres
Proposta foi votada na segunda das duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (29) – uma do dia e outra antecipada de quarta-feira (30).
Leia mais