Redes sociais podem ser úteis para quem pretende alavancar ou mudar de carreira Especialista convidado do programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia, revela como é possível tornar a rede social uma grande vitrine na busca por uma vaga de emprego.

14/10/2020 17h00 | por Claudia Ribeiro
O consultor, professor de pós-graduação e jornalista José Nascimento é o convidado do programa Assembleia Entrevista.

O consultor, professor de pós-graduação e jornalista José Nascimento é o convidado do programa Assembleia Entrevista.Créditos: Reprodução

O consultor, professor de pós-graduação e jornalista José Nascimento é o convidado do programa Assembleia Entrevista.

Consultor, professor de pós-graduação e com forte atuação em estratégia digital, o jornalista José Nascimento avaliou o atual momento, em que tudo está mudando, onde a sociedade precisou se adaptar à essa nova realidade durante a pandemia do novo coronavírus. “Costumo dizer que avançamos em três meses o que não ocorreu nos últimos cinco anos. Se até entrevistas, cultos, missas, comida, migraram para o universo digital o que dirá nossa carreira?”, questionou.

Ele falou sobre a importância e os cuidados de se manter um perfil em uma rede social, afinal, quem está na rede, é seguido, observado, stalkeado. “Para o bem ou para o mal,  cada opinião que a pessoa emite, está sendo vista, inclusive pelos gerentes de recursos humanos das empresas. A dica é sempre ter cuidado com o que se publica”.

Se o usuário tem opinião formada sobre determinado tema, precisa verificar se vale a pena expor, em um tempo em que a internet está cheia de robôs, perfis criados justamente para gerar polêmicas na rede. “Somos livres para escolher, mas algumas postagens podem prejudicar nossa carreira. Então, melhor evitar. Caso o post seja para melhorar o nosso currículo, certamente isso vai ajudar, porém, avaliar com antecedência é o melhor a fazer. Os recrutadores estarão sempre de olho”, orienta Nascimento.

As redes e os números - O Facebook tem dois bilhões de usuários no mundo e 130 milhões no Brasil. O Instagram tem um bilhão de usuários ativos. E, mais especificamente falando sobre carreira, há o LinkedIn que no Brasil conta com cerca de 50 milhões de usuários. É a melhor e mais indicada rede para quem busca uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, onde é possível encontrar dicas de carreira, network e aprendizado, de acordo com o especialista. E é possível ainda apresentar os produtos e até estreitar relações comerciais por meio do perfil profissional.

Para um perfil atraente no LinkedIn, Nascimento recomenda que o usuário defina suas habilidades e competências. Como as redes sociais se tornaram grandes canais de divulgação, as empresas aproveitam para anunciar vagas de empregos pelas redes sociais. É mais fácil, mais barato e mais ágil. E isso vale tanto para as empresas, como para as pessoas que estão em busca de uma vaga de emprego. “Minha dica para quem quer construir sua marca pessoal, é trazer conteúdo de qualidade para sua rede social. Isso vai te dar presença e relevância na rede. E chamar atenção dos recrutadores que buscarem o seu perfil”.

Há mais de uma década com um perfil no LinkedIn, José Nascimento, contou, durante a entrevista, que há pelo menos cinco anos, passou a falar sobre gestão na rede em sua página. Com isso, passou também a gerar conteúdo de qualidade utilizando a rede social a seu favor. O resultado foi tão positivo, que nesse período de distanciamento social, está escrevendo um livro sobre o tema. “Como usar as redes sociais a seu favor”. Ele traz para o digital toda a experiência que adquiriu atuando em grandes empresas nas áreas de gerência e direção.

Outra dica valiosa de José Nascimento está no network, que é um termo em inglês que indica a relação entre indivíduos ou grupos que compartilham interesses pessoais ou profissionais e realizam a troca de informações e de influências.

“Há um novo olhar sobre o network na rede. Um grupo de amigos virtuais sem interesse comercial, mas que podem inclusive, ajudar na busca por uma vaga de emprego e, no meu caso, nesse momento, ajudar a divulgar o meu livro”, destaca.

Curtir, comentar e compartilhar a postagem de um amigo, de um conhecido, é outra forma de relacionamento e, para Nascimento, demonstra respeito e reciprocidade na rede.

José Nascimento aproveitou para citar o documentário “Dilemas na Rede“ que trata de abusos na internet, como manipulação, invasão de privacidade e disseminação de notícias falsas. E o recado que os criadores dessas redes passam, de acordo com ele, é que o algoritmo e as ferramentas se tornaram muito maiores do que eles próprios poderiam imaginar. Os usuários, na visão do especialista, podem reverter isso a seu favor, gerenciando o conteúdo, estimulando o diálogo, a empatia, divulgando material de qualidade que colabore, que transforme.

De olho na audiência - Muitas personalidades e muitas pessoas até então, comuns, fazem sucesso nas redes sociais. O que faz com que as marcas notem sua influência e invistam pesado nas chamadas parcerias. “É bom lembrar que tem muita gente fazendo sucesso na rede com conteúdo irrelevante. Nem sempre a audiência do bom discurso é a mesma que a de um discurso mais superficial”.  A orientação de José Nascimento, nesse caso, é insistir no bom conteúdo. “E a chave para o sucesso nas redes, na avaliação das empresas, é que o profissional mostre suas habilidades e demonstre humildade. O profissional que vai fazer a diferença no pós-pandemia é aquele focado em obter bons resultados, seja resiliente, saiba resolver grandes problemas, tenha empatia e seja transformador”, reforçou.

Nascimento também traçou um paralelo sobre como eram os modelos de recrutamento até pouco tempo, com os atuais.  “São muitas as mudanças. Foi-se o tempo em que se imprimia um currículo no modelo ideal; ou se pegava o ônibus e ia até a empresa para uma entrevista. Hoje, uma chamada de vídeo é suficiente. O que não mudou foi a forma que os empregadores veem os seus futuros funcionários: eles buscam pessoas com competências, que ofereçam soluções e que sejam comprometidas”.

Tendências - Para José Nascimento, é certo que muitas profissões vão acabar, como já ocorreu no passado. Já se ventila a ideia nas grandes corporações, de fazer entregas com o uso de drones, por exemplo. “E aí você me pergunta, e o entregador? Essa profissão pode até ir acabando. Porém, vão surgir outras ligadas aos próprios drones, como um profissional de manutenção, alguém que desenvolva um GPS para determinado equipamento. Enfim, as profissões ligadas à tecnologia e ao mundo digital certamente deverão ser as mais buscadas: engenheiros de dados, designers, e o avanço do trabalho remoto. Até mesmo na educação, sentimos a necessidade durante a pandemia, de aulas pelo computador. O que só provou que não há tanta necessidade assim das aulas presenciais”, relatou.

Na saúde, é fato que a telemedicina veio para ficar. O que vai garantir o bem estar da população, atendida de casa. Por falar em comodidade, Nascimento encerrou com uma última dica, desta vez para as empresas. “Elas precisam ficar mais atentas: com o bem-estar de seus funcionários e especialmente, dos clientes, cada vez mais exigentes “, finalizou.

O programa Assembleia Entrevista com o consultor, professor de pós-graduação e jornalista José Nascimento vai ao ar nesta quinta-feira (15) pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, e canal do Youtube logo após a transmissão da sessão do Tribunal de Contas, que tem início às 14 horas.

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