Refugiados da Ucrânia equivalem a quatro grandes cidades do Paraná. "Uma tristeza", diz deputado Turini

08/03/2022 09h19 | por Assessoria parlamentar
O deputado estadual Tercilio Turini participou da sessão especial de solidariedade ao povo ucraniano, com a presença de lideranças de diversas entidades que representam a Ucrânia no estado.

O deputado estadual Tercilio Turini participou da sessão especial de solidariedade ao povo ucraniano, com a presença de lideranças de diversas entidades que representam a Ucrânia no estado.Créditos: Cesar Ota

O deputado estadual Tercilio Turini participou da sessão especial de solidariedade ao povo ucraniano, com a presença de lideranças de diversas entidades que representam a Ucrânia no estado.

O deputado estadual Tercilio Turini (CDN) participou da sessão especial de solidariedade ao povo ucraniano, na Assembleia Legislativa do Paraná, com a presença de lideranças de diversas entidades que representam a Ucrânia no estado. "É uma tristeza ver o que está acontecendo na Ucrânia, os ataques covardes, as mortes e uma enorme quantidade de pessoas obrigadas a abandonar o seu país. A solidariedade é uma forma de motivação e também de demonstrar repúdio à invasão e à guerra", disse o deputado.

Tercilio Turini destacou que o Paraná tem a maior comunidade de imigrantes e descendentes de ucranianos no Brasil. Em diversos municípios paranaenses a apreensão é muito grande. "Pessoas próximas a nós estão sofrendo com familiares, amigos e conhecidos correndo o risco de morrer na insensatez de bombardeios criminosos", afirmou.

O deputado chamou a atenção para a quantidade de refugiados em tão pouco tempo: "O mundo precisa de paz, mas está vendo uma nação sendo dizimada: mais 1,7 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia, tendo que deixar seus lares, sua vida em família, seus projetos, suas aspirações, seus sonhos de viver em seu país. É uma crise humanitária sem precedentes desde a segunda guerra mundial", relatou.

Tercilio Turini comparou que 1,7 milhão representa o equivalente à população de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. "Se isso acontecesse aqui, com os habitantes deixando as quatro maiores cidades do interior, o Paraná estaria desconstruído", comentou.

Lembrando ainda que o Paraná teve muita contribuição de imigrantes no seu desenvolvimento, o deputado Turini destacou que a homenagem da Assembleia Legislativa representa um momento para todos os paranaenses demonstrarem o carinho e o apoio ao povo ucraniano.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação