Reichembach canta e conta causos no programa "Política e Viola" deste sábado (6) Programa da TV Assembleia vai ao ar às 21h30 e é apresentado pela dupla de cantores sertanejos Willian e Renan.

05/02/2016 13h27 | por Diretoria de Comunicação
Deputado Wilmar Reichembach (PSC)

Deputado Wilmar Reichembach (PSC)Créditos: Pedro de Oliveira / Alep

Deputado Wilmar Reichembach (PSC)

O deputado Wilmar Reichembach (PSC) é formado em Economia, católico, descendente de alemães por parte de pai e de mãe (a mãe tem o sobrenome Morgenrot, que significa “amanhecer vermelho”), e nasceu em Nova Esperança do Sudoeste, então distrito de Francisco Beltrão. Aparenta ser tímido, mas quando se solta gosta de contar causos e até canta, embora diga ser um homem de uma única música.

Reichembach é o deputado convidado do programa Política & Viola desta semana, que vai ao ar no sábado (6), às 21h30, pela TV Assembleia, programa apesentado pela dupla sertaneja Willian & Renan, que se propõe a mostrar o lado mais informal e descontraído dos políticos, sempre acompanhado por boa música sertaneja e por boa prosa.

O deputado revelou que nasceu em uma família pobre em Nova Esperança do Sudoeste e teve de ir para Francisco Beltrão para completar os estudos. Passou num concurso para carteiro e foi estudando e trabalhando, entregando cartas. A certa altura precisou optar entre o emprego, com salário garantido, e os riscos de uma atividade empresarial. Resolveu arriscar e não se arrependeu.

Foi bem nos estudos, ingressou na política estudantil na escola e descobriu ter capacidade de liderança. Abriu uma papelaria e prosperou como empresário. Foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Francisco Beltrão. Em 2012 elegeu-se deputado estadual.

Gosta de contar causos curiosos. Por exemplo, em Salgado Filho, cidade do Sudoeste, como o terreno é muito acidentado, cheio de ladeiras, os agricultores desenvolveram uma técnica peculiar para arar as áreas de desnível. O arado é puxado por um boi de um lado e por um porco do outro.

Reichembach acompanhou todas as músicas cantadas no programa. Mas soltou a voz mesmo em “Saudades da Minha Terra”, de Belmonte e Amaraí (“De que me adianta viver na cidade/ Se a felicidade não me acompanhar/ Adeus, paulistinha do meu coração/ Lá pro meu sertão, eu quero voltar/ Ver a madrugada, quando a passarada/ Fazendo alvorada, começa a cantar/ Com satisfação, arreio o burrão/ Cortando estradão, saio a galopar/ E vou escutando o gado berrando/ Sabiá cantando no jequitibá”).

O deputado trouxe para o programa uma dupla sertaneja de Francisco Beltrão formada por seus amigos pessoais: “Canhoto & Felipe”, que cantaram clássicos sertanejos e músicas próprias. “Vida Nova”, que faz referência a uma fase acentuadamente etílica de um dos integrantes da dupla (“Eu tô de boa, eu tô legal,/ o povo tava falando que eu tô passando mal/ mas tô de boa, já não tô mais bebendo/ deixei a pinga de lado/ agora só tô comendo”).

O Política & Viola é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30min pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises domingo e às quintas-feiras ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.

Ouça o Podcast relacionado