Reichembach defende manutenção de escritório do Ministério da Agricultura em Francisco Beltrão

26/07/2017 16h10 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Wilmar Reichembach (PSC).

Deputado Wilmar Reichembach (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Wilmar Reichembach (PSC).

O deputado Wilmar Reichembach (PSC) protestou contra o fechamento da Unidade Técnica Regional do Ministério da Agricultura em Francisco Beltrão, conforme portaria da pasta publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (20). Com a determinação ministerial, servidores que atuam em Beltrão seriam remanejados para o escritório de Pato Branco.

O parlamentar destaca que o escritório é referência para frigoríficos importantes de 27 municípios da região Sudoeste, com a Dip Frangos, de Capanema; a BRF/One Foods, de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos; e para a Latco, de Beltrão, Marmeleiro e Realeza; além de diversas empresas de produção de sementes. “Fui surpreendido por essa informação. Em nosso ponto de vista essa é uma decisão equivocada do Ministério da Agricultura”, enfatizou Reichembach.

O deputado lembrou que o escritório foi instalado em 2011, quando ele era prefeito de Francisco Beltrão. Ele salientou que, na época, a prefeitura deu todo o suporte necessário para o funcionamento da estrutura, como o pagamento de aluguel da sala, localizada em prédio na Rua Ponta Grossa, cessão de uma servidora para atuar como secretária e pagamento da energia elétrica. O apoio é concedido até hoje. “Entendemos que a presença do Ministério da Agricultura em Francisco Beltrão é indispensável pela força que tem a nossa agroindústria, como na BRF, onde, por meio de um convênio, cedemos um médico veterinário para auxiliar nos serviços sanitários. Já está havendo uma mobilização para que essa decisão seja revista e o escritório seja mantido, através de deputados federais que têm contatos importantes no Ministério da Agricultura. Eu não consigo imaginar o trabalho feito pelos frigoríficos e agroindústrias do setor sem a presença dessa estrutura no município. Vamos apoiar todas as iniciativas para que o escritório seja mantido em Francisco Beltrão”, enfatizou.

O parlamentar destaca ainda que já entrou em contato com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçando a mobilização pela manutenção da unidade. “Falei com o secretário Ortigara e ele prometeu se empenhar para evitar que o escritório feche. A administração municipal de Beltrão repassará detalhes ao secretário para que ele possa apoiar a suspensão dessa decisão”, frisou o deputado.