Reichembach participa de debates sobre o mapeamento genético do gado leiteiro

28/01/2016 16h04 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Laísa Brigantini.
Deputado Wilmar Reichembach (PSC)

Deputado Wilmar Reichembach (PSC)Créditos: Pedro de Oliveira / Alep

Deputado Wilmar Reichembach (PSC)

Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) esteve na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão, na última quarta-feira (27), para participar de um debate sobre o mapeamento genético no gado leiteiro. A técnica, já muito difundida nos Estados Unidos, possibilita maior conhecimento sobre o rebanho, como a apuração da propensão a certas doenças e também se os animais têm o gene que contribui para a produção leiteira. O evento foi promovido pela Amsop e pelo programa Leite Sudoeste, que apoia e incentiva o segmento leiteiro na região.
De acordo com Reichembach, esta foi mais uma contribuição importante para melhorar o setor no Sudoeste. "A produção de leite da região é responsável por mais de 25% do volume de todo estado e está em crescimento. Por isso temos que pensar, junto com a Amsop, em ações que tragam bons resultados no futuro, para tentarmos ter uma cadeia produtiva forte e organizada”, ressalta.
Durante o encontro, o presidente da empresa TAG do Brasil, Jonei Bortolanzo, o geneticista canadense Patrice Simard, e o diretor-técnico Celso Barbiero, apresentaram em painéis informações que comprovam a eficiência do estudo genético do gado.
Apesar dos benefícios do mapeamento, o custo da implantação desta técnica ainda é alto, o que faz com que as lideranças se unam na busca de recursos para viabilizar iniciativas do gênero. Reichembach reafirmou sua parceria com a Amsop e demais associações e grupos na luta para mais incentivos à cadeia produtiva do leite.

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação