Relatório sobre Plano Estadual de Cultivo Florestal é apresentado aos deputados do Bloco Agropecuário Documento discutido com os parlamentares deve servir de base à elaboração de um Plano Estadual de Conservação e Cultivo Florestal.

18/10/2016 14h19 | por Eduardo Santana
Reunião do Bloco Parlamentar Agropecuário 18/10/2016.

Reunião do Bloco Parlamentar Agropecuário 18/10/2016.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Reunião do Bloco Parlamentar Agropecuário 18/10/2016.


Um grupo de trabalho formado por 47 especialistas de instituições ligadas ao setor florestal do Paraná apresentou na manhã desta terça-feira (18), aos parlamentares membros do Bloco Parlamentar Agropecuário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o relatório final que levanta as principais diretrizes para a elaboração de um Plano Estadual de Conservação e Cultivo Florestal por meio de um anteprojeto de lei. Participam do grupo representantes da Sanepar; da Universidade Federal do Paraná; da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; do Instituto Federal do Paraná; da Embrapa; de Itaipu Binacional; da Emater; do Serviço Florestal Brasileiro; do BRDE; da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; entre outros órgãos envolvidos com o segmento,

Durante quase uma hora o coordenador estadual de Produção Florestal do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Amauri Ferreira Pinto, que também coordena o grupo de trabalho, falou sobre o atual cenário do segmento no Paraná, ressaltando que a produção de madeira ocupa a terceira posição no ranking de produtos exportados pelo estado, ficando atrás apenas dos grãos e da proteína animal.

Ele também ressaltou que o modelo elaborado pelo grupo de trabalho adotou a expansão da base florestal produtiva e vai enfatizar as pequenas áreas de produção nas propriedades rurais, o que reduz os impactos ambientais e contribui para a conservação dos solos e produção e manutenção de água, além de dividir os benefícios econômicos da atividade.

“A gente precisa aumentar a produção de madeira sem diminuir a produção de grãos, de frutas, de leite e de carne. Precisamos buscar alternativas para isso. Tecnologia já existe. Nós temos aqui no Paraná alguns sistemas de integração entre lavoura, pecuária e floresta. Por isso é importante transformarmos tudo isso em políticas públicas para atendermos as demandas do mercado e tornarmos a atividade economicamente viável para o produtor”, explicou.

Encaminhamento – Para o deputado Claudio Palozi (PSC), líder do Bloco Parlamentar Agropecuário, os parlamentares que compõem o bloco vão analisar minuciosamente o relatório para decidir quais serão os próximos passos. “Nós vamos marcar uma audiência com a Secretaria de Estado da Agricultura, através do secretário Norberto Ortigara, com representantes da Emater e do Instituto de Florestas do Paraná, para buscar o encaminhamento ideal. Vamos estudar se vamos poder apresentar um projeto de lei assinado pelos deputados do Bloco ou se a proposta terá que vir do Poder Executivo. O importante é analisar tudo com cuidado para elaborarmos um Plano Estadual de Conservação e Cultivo Florestal que atenda as demandas de todos”, explicou.

Participaram do encontro os deputados Nereu Moura (PMDB), Nelson Luersen (PDT), Elio Rusch (DEM), Pedro Lupion (DEM), Rasca Rodrigues (PV) e Guto Silva (PSD). Também estiveram presentes o ex-governador e diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; o diretor executivo da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal, Carlos José Mendes; e o diretor presidente do Instituto de Florestas do Paraná, Benno Doetzer.

 

Ouça o Podcast relacionado



 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação