Schiavinato fala de família e trabalho no "Política e Viola" deste sábado (5) Programa da TV Assembleia vai ao ar às 21h30, trazendo também a animação e o talento da dupla sertaneja Luiz Henrique e Mont’Carlo.

02/03/2016 15h51 | por Diretoria de Comunicação
Política e Viola com deputado Schiavinato (PP)

Política e Viola com deputado Schiavinato (PP)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Política e Viola com deputado Schiavinato (PP)

O deputado José Carlos Schiavinato (PP), convidado do programa “Política & Viola” que vai ao ar neste sábado (5), na TV Assembleia, com apresentação da dupla Willian & Renan, é, acima de tudo, um homem de família focado no trabalho.

Questionado sobre as maiores alegrias, não pensa duas vezes: elas vêm da família, dos filhos, dos netos e das vitórias eleitorais, que representam o reconhecimento do trabalho realizado. Sobre a família, destaca a ligação com a mulher, Marlene, com quem é casado há quase quarenta anos e de quem louva o companheirismo.  Já o trabalho é com ele mesmo. Nas duas vezes que foi prefeito de Toledo, às 5h30 da manhã já estava na lida, fiscalizando obras e resolvendo problemas do município. A boa avaliação de sua administração rendeu a eleição para deputado estadual.

De origem italiana, formado em Engenharia Civil, servidor aposentado da Prefeitura de Toledo, onde foi prefeito duas vezes, Schiavinato tem a política no sangue. O pai foi prefeito de Igaraçu, cidade onde o deputado nasceu em 1954. O pai é um exemplo e sua perda o entristece até hoje. Diz que aprendeu muito com ele. Recebeu dele muitas lições de vida. Quando a dupla convidada cantou uma música em homenagem aos pais (“Um dia fiquei sabendo/ Que Papai Noel era o meu pai/ E entendi com clareza/ Porque da sua tristeza/ Que da memória não sai), ficou visivelmente emocionado.

Schiavinato não é homem de luxos. Quando questionado sobre seu prato predileto, não deixou de fazer um merchandising para Toledo. Gosta muito de um porco no rolete, especialidade que é a marca registrada da cidade. Mas admite que, no dia a dia, acha um bife com ovo o máximo. Sobre música, revela que cultiva o gosto pelo gênero sertanejo desde que era criança em Igaraçu e ouvia Tonico e Tinoco no radinho de pilha da família.

Demonstrou seu gosto pela música cantando animado, junto com a dupla convidada e os apresentadores Willian & Renan, Saudades da Minha Terra (“De que me adianta viver na cidade/ Se a felicidade não me acompanhar/ Adeus paulistinha do meu coração/ Lá pro meu sertão eu quero voltar”). Disse achar importante um programa como o “Política & Viola”, que pode mostrar à população o lado humano dos políticos, além de divulgar o trabalho de bons músicos.

A dupla sertaneja trazida por Schiavinato ao programa, Luiz Henrique & Mont’Carlo, tem uma história curiosa. Os dois eram funcionários da Sadia. Se conheceram desossando porco e cortando frango. Nem mesmo o horário (das 4 horas da manhã às 2 horas da tarde), os fones nos ouvidos e as baixas temperaturas no ambiente de trabalho, tampouco as advertências do supervisor, impediram que trabalhassem cantando. Cantam juntos até hoje.

Além de cantores, Luiz Henrique & Mont’Carlo compõem músicas. Algumas, como Refaça o Estoque do Bar (“Garçom me arrume uma mesa por favor/ Preciso esquecer meu ex-amor/ Desculpe mas eu vou me embriagar/ Garçom guarde essa grana com você/ Seu eu apagar de tanto beber/ Segura o troco que amanhã/ Eu tô aqui de novo”), com elevada sofrência e altos índices etílicos.

Na primeira investida no mundo da música tiveram o apadrinhamento de Rick, da dupla Rick & Renner. Sempre contaram com o apoio do então prefeito Schiavinato, um fã de carteirinha da dupla que não se acanha de recomendar os cantores em público. Mencionando inclusive a seriedade com que cumprem os compromissos assumidos.

O “Política & Viola” é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados, às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises  no domingo e às quintas-feiras, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet, no site http://www.alep.pr.gov.br/.

Ouça o Podcast relacionado