Semana da Reciclagem é destacada pelo deputado Galo

21/09/2021 15h36 | por Assessoria parlamentar
Deputado Galo (PODE).

Deputado Galo (PODE).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Galo (PODE).

A “Semana da Reciclagem” comemorada pela primeira vez neste ano, foi destacada pelo deputado Galo (PODE) na tribuna da Assembleia Legislativa do Paranána sessão desta terça-feira (21). Autor do projeto de lei aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares, que se transformou na lei 20.579, o deputado abordou um aspecto importante e pouco comentado sobre o tema, que é a condição de trabalho e de vida dos carrinheiros.

Um dos principais personagens de todo esse processo, o carrinheiro geralmente vive à margem da linha da pobreza, e no seu dia a dia, enfrenta problemas como a fome, o frio, vive em condições muito precárias e acaba ficando refém de quem compra o material reciclável recolhido por ele. Existe uma máfia por trás do negócio, e quem recolhe o lixo reciclável é quase sempre obrigado a vender para uma única pessoa e por um preço muito baixo.

Além de ter seu trabalho desvalorizado, o carrinheiro sofre uma série de discriminações e muita gente olha de forma desconfiada para eles, as vezes até com medo de ser assaltado ou sofrer algum outro tipo de abordagem. Por isso, neste início da “ Semana da Reciclagem” a importância de se lembrar dos carrinheiros e recicladores, verdadeiros heróis que sofrem muito no seu dia de trabalho, são diminuídos e as vezes até humilhados, recebendo valor indigno pelo seu produto.

O deputado diz que seria necessária a criação de uma lei específica para regulamentar a profissão para que tanto os carrinheiros quanto os recicladores pudessem ter uma vida melhor e mais digna, sendo respeitados por seu trabalho.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação