Situação das instituições estaduais de ensino superior é debatida em audiência pública na Assembleia Evento contou com participação de reitores, professores, funcionários e estudantes, que defenderam a manutenção da autonomia das instituições.

11/07/2017 14h11 | por Rodrigo Rossi
Audiência Pública sobre "Os desafios das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná".

Audiência Pública sobre "Os desafios das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná".Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Audiência Pública sobre "Os desafios das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná".

A situação das universidades estaduais motivou uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta terça-feira (11). Reitores, professores, funcionários e estudantes estiveram presentes no evento e discutiram o impacto das mudanças previstas pelo Governo do Estado no pagamento de gratificações por tempo integral e dedicação exclusiva (TIDE) e a implantação do sistema de gerenciamento da folha de pagamento das instituições de ensino superior, denominado de Meta 4, da Secretaria de Estado da Administração e Previdência.

A audiência foi proposta pelo deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura, com a participação das comissões de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presida pelo deputado Tercílio Turini (PPS); de Direitos Humanos e da Cidadania, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT); e contou com a presença dos deputados Nereu Moura (PMDB), Evandro Araújo (PSC), Professor Lemos (PT), Marcio Pacheco (PPL), Claudio Palozi (PSC) e Ademir Bier (PMDB).

A possibilidade de as medidas previstas pelo governo restringirem ou mesmo extinguirem as autonomias financeira e educacional das universidades foi o principal argumento dos presentes. Para o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, é preciso abrir um diálogo com o governo para que sejam garantidas as gratificações. “Há consenso que temos que avançar no diálogo para garantir a autonomia das universidades. O TIDE é o regime que nos diferencia, porque é o regime de trabalho de dedicação exclusiva no ensino, na pesquisa e na extensão universitária e não gera impacto nas contas do Estado”, afirmou.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Luciano Baesso, ressaltou que o Meta 4 é uma espécie de controle das instituições de ensino superior. Segundo ele, qualquer intervenção política na vida administrativa da universidade é prejudicial. “A interferência política na universidade é ruim, porque a universidade tem autonomia. Temos, sim, que assegurar a transparência nas instituições, mas não o seu controle político. Não se constrói uma universidade livre com controle”.

Destacando que a função da universidade não é apenas no ensino formal, mas também de atuar na pesquisa científica e nos cursos de extensão, de aprimoramento profissional, o deputado Péricles de Mello afirmou que é importante a posição das instituições de ensino neste momento. “Esta audiência é uma espécie de resistência, porque estamos vendo uma série de propostas que vão impactar a vida das universidades, dos alunos, dos servidores, dos professores. Aqui no Paraná temos uma grande contribuição não apenas no ensino, mas também na pesquisa acadêmica”.

Segundo o deputado Tercílio Turini, a sociedade precisa participar deste debate, uma vez que as universidades são patrimônio dos paranaenses. Ele acredita que é necessário abrir um diálogo franco com o Poder Executivo sobre a questão. “Neste ambiente geral de crise, talvez estejamos vivendo o pior deles também nas universidades. Estamos diante de um momento crítico na vida universitária. E precisamos buscar uma interlocução para sanar o problema, inclusive com a participação da sociedade”.

Estiveram presentes na audiência, entre outros envolvidos com o tema, representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região; do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade Estadual de Londrina (UEL); do Diretório dos Estudantes da UEL; além do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Paraná.

Ouça o Podcast relacionado



 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação