O Corpo de Bombeiros de Londrina deve receber em breve o caminhão com plataforma para combate a incêndio em edifícios e imóveis de grande porte. O primeiro equipamento importado da Finlândia já está em Curitiba, onde vai permanecer por alguns dias para treinamento de oficiais e soldados. Outros dois adquiridos pelo Governo do Estado por meio de licitação internacional chegam ao Paraná em julho.
Londrina vai ser a primeira cidade contemplada, por decisão do comando do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBPR), após mobilização dos londrinenses para a compra das plataformas. O deputado estadual Tercilio Turini (PPS) visitou nesta quarta-feira (26) o comandante geral do CBPR, coronel Samuel Prestes, para conhecer o equipamento e agradecer por priorizar Londrina com o novo equipamento.
“É uma conquista importante para a segurança da população e também para o trabalho dos bombeiros no combate a incêndios em edifícios e outros locais altos de difícil acesso. Londrina, por exemplo, é uma das cidades mais verticalizadas do Brasil, com um dos maiores índices de edifícios por habitante. Desde 2012, quando o Cine Teatro Ouro Verde pegou fogo e a plataforma mecânica quebrou, o Corpo de Bombeiros estava sem equipamento”, lembra o deputado.
Os mesmos problemas enfrentam as cidades de Curitiba e Maringá que vão receber os outros dois caminhões com plataformas.
Cada caminhão-plataforma custou 815 mil euros, equivalente a cerca de R$ 3,5 milhões. O equipamento será apresentado oficialmente pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na próxima terça-feira (02), na solenidade comemorativa ao Dia Nacional do Bombeiro, no quartel do comando geral em Curitiba.