Três projetos de incentivo ao turismo avançam na Assembleia Legislativa

08/06/2021 16h12 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou parecer favorável a três projetos de lei na segunda reunião ordinária de 2021, realizada remotamente nesta terça-feira (08), após a sessão plenária. Segundo o presidente do colegiado, deputado Soldado Fruet (PROS), o Estado tem um vasto potencial a ser explorado em diferentes modalidades de turismo. “Estamos dando nossa contribuição para incentivar várias atividades turísticas que, com certeza, terão um papel muito importante para a retomada do setor durante e após a pandemia”, destacou.

Os integrantes do grupo temático aprovaram o projeto 639/2020, de autoria do deputado Tercílio Turini (CDN), que concede o título de Capital Paranaense do Turismo de Aventura ao Município de Sapopema. Após pedir baixa em diligência à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) na última reunião, o relator, deputado Anibelli Neto (MDB), emitiu parecer favorável à matéria. O objetivo deste reconhecimento é dar mais visibilidade aos 45 atrativos naturais catalogados no município, entre eles onze saltos e cachoeiras que recebem visitação e o Pico Agudo, o mais alto do Norte do Paraná, com 1.180 metros, fomentando as atividades a eles ligados e contribuindo com a geração de empregos e renda.

Também passou o projeto 549/2020, proposto pelo deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho, integrado por trechos e trilhas que cruzam os municípios de Jataizinho, Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Tamarana. Os membros da Comissão acataram o parecer favorável da relatora, deputada Cristina Silvestri (CDN). A criação do circuito visa fomentar o turismo ciclístico e a integração à natureza dos municípios da região de Londrina.

Avançou ainda o projeto 601/2020, apresentado pelo Soldado Fruet, que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no município de Itaipulândia, e insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a peregrinação de fiéis ao santuário, que ocorre, anualmente, na semana de 12 de outubro. O deputado Professor Lemos (PT) deu parecer favorável ao PL, na forma do substitutivo geral aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Itaipulândia vem se destacando no turismo religioso por abrigar o maior monumento de Nossa Senhora Aparecida do país, com 26 metros de altura, e receber 50 mil fiéis na data nacional de devoção à santa, entre eles os romeiros que percorrem a pé os 70 quilômetros de Foz do Iguaçu até o município.

Além do presidente e dos relatores dos PLs, também participaram da reunião os deputados Galo (PODE), Rodrigo Estacho (PV) e Francisco Bührer (PSD).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação