Última semana de março é marcada pela Campanha Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças
A semana de 25 a 31 de março é marcada pela “Campanha Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças”, Lei 19.920/19. Uma lei de autoria da deputada estadual, Cantora Mara Lima (Republicanos).
A campanha integra o calendário oficial de eventos do Estado. Durante o período são realizadas ações educativas e de conscientização sobre recomendações que possam impedir e dificultar possíveis desaparecimentos de crianças.
"Mantenha as crianças sob supervisão constante de um adulto responsável, não atribua a outra criança ou adolescente a responsabilidade de olhar a criança e não espere transcorrer 24 horas para comunicar o desaparecimento. Independentemente da idade do seu filho, faça o RG e, se possível, o passaporte, documentos que facilitam o trabalho da polícia e dificultam para os bandidos", orienta a deputada.
Estatísticas
A cada dois dias, uma criança desaparece no Paraná, de acordo com o Sicride, Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas da Polícia Civil (PC-PR). Oito inquéritos, ocorridos nos anos 90, estão abertos há mais de 30 anos no Paraná.
"Felizmente a grande maioria é encontrada, mas nem sempre é assim. É muito triste, hoje em dia muitos dos casos de desaparecimento são frutos do acesso à rede mundial de computadores, aos aplicativos de conversas, pois as crianças acabam conhecendo pessoas nesses aplicativos e sendo persuadidas a sair de casa", alerta a deputada.
Em caso de suspeita, não se omita! Denuncie! A denúncia pode ser anônima! Disque denúncia 181.
Notícias Relacionadas
Deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) enaltece união da fé cristã na 31ª Marcha para Jesus em Curitiba
"A Marcha leva às ruas aquilo que o nosso povo mais precisa: esperança, paz, alegria e fé", afirmou parlamentar.
Leia mais
Deputada Cantora Mara Lima (REP) destaca legado da Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (16), em Curitiba
A parlamentar ressaltou ainda que a Marcha para Jesus integra oficialmente o calendário do Estado desde 2011, por força da Lei Estadual 16.929/2011.
Leia mais
Paraná comemora o Dia da Mãe Atípica em 10 de maio
A Lei nº 22.946/2025, das deputadas Maria Victoria (PP), Cloara Pinheiro (PSD) e Cantora Maria Lima (REP), insere a data no calendário oficial do Estado e valoriza o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos com desenvolvimento atípico.
Leia mais
Maio Laranja alerta para a importância da prevenção e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes'
No Paraná, a Lei nº 17.493/2013 institui o 18 de maio como Dia Estadual de Combate ao Abuso e à Explo-ração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Leia mais