Um mandato pautado na fiscalização das contas públicas Homero Marchese trouxe a experiência em auditorias como servidor do TCE/PR para o mandato na Assembleia. Assim como a defesa da transparência na gestão pública.

13/01/2023 14h07 | por Claudia Ribeiro
Deputado Homero Marchese (Republicanos).

Deputado Homero Marchese (Republicanos).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Homero Marchese (Republicanos).

Promover a eficiência na gestão pública, combater a corrupção e a ineficiência da máquina pública, aumentar a transparência, proteção das famílias e crianças, monitoramento das contas públicas. Foi com essas palavras que o deputado estadual Homero Marchese (Republicanos) iniciou o discurso de despedida da Assembleia Legislativa do Paraná e que chamou de alguns dos valores que o trouxeram para o mandato na Casa de Leis, em 2018. “Fizemos dezenas de representações ao Tribunal de Contas do Estado e da União; mudamos uma resolução aqui mesmo da Assembleia, que tratava dos pagamentos de diárias a deputados em cidades onde têm residência. Também realizamos muitas audiências públicas, entre elas, sobre a prevenção de acidentes com crianças no Paraná, sobre a Reforma da Previdência, ainda no primeiro ano de mandato, e volta às aulas no pós-pandemia com segurança”, listou.

Ex-servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Marchese utilizou a experiência como fiscalizador para pautar o mandato.  “Fiz em plenário, discursos e votações que podem não ter sido agradáveis, mas que tenho certeza, seriam bons para o estado”, destacou.

Um dos projetos que o parlamentar aprovou, em parceria com o deputado Soldado Fruet (PROS), proporcionou aos usuários do site do Detran/PR, total acesso ao histórico do veículo, o que pode evitar que um comprador de carro usado, por exemplo, seja lesado. “Ele vai poder descobrir, por meio da nossa proposta, se esse carro foi batido, clonado, principalmente, em relação à quilometragem, para que não haja adulteração”, explicou.

Ao final da fala, Marchese agradeceu aos funcionários da Assembleia Legislativa, de seu gabinete e aos colegas. “Foi um trabalho feito com amor e honestidade. Aos senhores, deputados, agradeço pela convivência, pelo aprendizado. Foi um momento importante na minha vida, de muito crescimento pessoal e profissional. Isso não seria possível sem as conversas e debates diários com os senhores. E, quero agradecer, principalmente, ao povo do Paraná, que me concedeu o mandato” concluiu.

Trajetória

Além da passagem pelo TCE/PR, Homero Marchese é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também fez mestrado. Também foi professor de Direito Processual Civil e Direito Administrativo e se especializou na fiscalização dos órgãos públicos do Paraná. É de Maringá, Noroeste do estado. Se candidatou pela primeira vez a deputado estadual em 2014, quando obteve 12.658 votos e a terceira suplência na Assembleia Legislativa. Em outubro de 2016, foi eleito o vereador mais votado de Maringá, com 6.573 votos. Em outubro de 2018, foi eleito deputado estadual no Paraná com 42.154 votos.