Um premiado Schiavinato está nas ondas da Rádio Assembleia desta semana, no programa "Fala Deputado" Com 25 anos como servidor municipal e oito como prefeito de Toledo, no Oeste do Paraná, Schiavinato fala das experiências de vida e de gestão.

30/03/2016 14h33 | por Cláudia Ribeiro
Programa "Fala Deputado" com o deputado Schiavinato (PP).

Programa "Fala Deputado" com o deputado Schiavinato (PP).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa "Fala Deputado" com o deputado Schiavinato (PP).

No fim da década de 1970 o engenheiro civil José Carlos Schiavinato desembarcava em Toledo, convidado pelo prefeito da época, Duílio Genari, a fazer o projeto do prédio da Prefeitura. E de lá não saiu mais. A terra que Schiavinato escolheu para viver e onde foi prefeito por duas gestões, deu a ele também uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Foi o trabalho que fizemos em oito anos que fez com que a população não apenas de Toledo, mas da região, me confiasse o seu voto”, comemora o parlamentar de primeiro mandato.

A cidade de Toledo, que já foi chamada pelo ex-governador Roberto Requião de “Copacabana do Paraná”, pelo modelo de infraestrutura e urbanização, recebeu diversos prêmios sob seu comando. Entre eles, o selo de Cidade Cidadã, da Câmara dos Deputados, pelo programa “Tô Pedalando”, que incentivou a população a aderir ao uso da bicicleta. Também teve o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) pela implantação dos cinco restaurantes populares na cidade. Para se ter uma ideia do que isso representa, existem 89 restaurantes populares funcionando em 73 municípios dos 5.500 do país. No Paraná são doze. E Toledo conta com quase metade deste número.  Todo o estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, possui seis.

Durante o programa, ele contou que pretende implantar o que foi bem-sucedido em Toledo em todo o estado.  Municipalista, Schiavinato propõe um mandato mais próximo das prefeituras. “Fui o empregado número um do município de Toledo. Eu tinha a obrigação de ser o primeiro a levantar e o último a me deitar, porque o povo de lá me elegeu para isso.  E hoje eu sou empregado do povo de Paraná, que confiou em mim e continuo me sentindo do mesmo jeito que me sentia lá em Toledo”.

Schiavinato fez também questão de reconhecer, durante a entrevista, a importância que tem e sempre teve a esposa Marlene em sua vida, há mais de 30 anos. “Ela sempre foi muito parceira, desde o início da vida a dois”. Tanto que estava ao lado dele nos “perrengues” que passou quando o carro da família era um fusca amarelo. “Certa vez ficamos os dois atolados em uma estrada rural, num dia de chuva, e precisamos ser guinchados por um trator”, recordou.

Mas o fusca trouxe muitas alegrias e foi muito útil também. Foi no primeiro carro de Schiavinato que ele e Marlene viajaram por vários lugares em lua de mel. “Sem dúvida, ele fez parte da nossa história”, declarou.

Os detalhes dessa e de outras histórias de José Carlos Schiavinato estão no programa “Fala Deputado” desta semana, que entra no site da Assembleia nesta quinta-feira (31) e pode ser ouvido nas rádios do Paraná. Afinal, ele é enviado a mais de 400 emissoras do estado. Não perca essa conversa!

Ouça o Podcast relacionado