Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Vice-almirante fala sobre a atuação da Marinha no Paraná e o incremento de ações na faixa de fronteira

Comandante do 8º Distrito Naval anunciou que a transposição de hidrovias e a navegação pelo Rio Paraná será tema de simpósio no próximo semestre.

Por iniciativa do deputado Tião Medeiros (PTB), o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro, falou na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (7) sobre a atuação da Marinha no Paraná, abrangendo área de jurisdição, organização administrativa, tarefas e segurança nas áreas de fronteira. Como o distrito inclui São Paulo, Paraná e o terço sul de Minas Gerais, trata-se da área que concentra a maior parcela do PIB nacional.

No Paraná, a entidade conta com a Capitania dos Portos, a Capitania de Foz do Iguaçu e a Delegacia com sede em Guaíra e subordinada à Capitania de Foz. Detentora da obrigação constitucional de executar operações navais e aeronavais, a força executa ações preventivas e repressivas na área de fronteira, zela pelo cumprimento de acordos internacionais, implementa o cumprimento das leis no espaço náutico, provê a segurança da navegação, contribui para o desempenho das atividades de prevenção à poluição hídrica, controla a marinha mercante, entre várias outras atividades.

Depois de destacar o potencial hidroviário do Brasil – embora inda pouco explorado e carente de investimentos – principalmente da hidrovia Tiete-Paraná, e de citar o importante empreendimento turístico de Angra Doce, que vai demandar ações da Marinha, o vice-almirante divulgou a realização de simpósio, previsto para o segundo semestre de 2018, com o objetivo de discutir a transposição de hidrovias e a navegação por toda a calha do Rio Paraná.

Também informou que o 8º Distrito Naval está em tratativas com a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu visando aumentar sua capacidade de atuação naquela tríplice fronteira. Já foram adquiridas duas lanchas equipadas inclusive para patrulhamento noturno no combate aos crimes transfronteiriços e estuda-se a implantação de um destacamento de fuzileiros navais para Foz do Iguaçu.

Marcha para Jesus – Por iniciativa da deputada Cantora Mara Lima (PSC), também usou a tribuna da Assembleia nesta segunda-feira o pastor Cícero Bezerra, diretor do Conselho de Ministros Evangélicos no Paraná. Ele veio convidar para a Marcha para Jesus que acontece em Curitiba no próximo dia 19 de maio, á partir das 9 horas, tendo início na Praça Santos Andrade em direção ao Centro Cívico, onde deve ser encerrada. O evento já ocorre na capital paranaense há 25 anos, em defesa do que o pastor definiu como causas cristãs, ou seja, contra o aborto, pela preservação da vida e da família, e em defesa da liberdade religiosa. A expectativa, este ano, é reunir 200 mil pessoas, não só de Curitiba, mas também dos municípios da Região Metropolitana.

Áudio não disponível no momento.



Áudio não disponível no momento.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação