Videoconferências dão prosseguimento às ações da Semana de Combate à Osteoporose

17/10/2017 16h14 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Schiavinato (PP) participou nesta terça-feira (17) de evento da " I Semana Estadual de Prevenção e Combate a Osteoporose", na SESA.

Deputado Schiavinato (PP) participou nesta terça-feira (17) de evento da " I Semana Estadual de Prevenção e Combate a Osteoporose", na SESA.Créditos: Clóvis Pedrini Jr.

Deputado Schiavinato (PP) participou nesta terça-feira (17) de evento da " I Semana Estadual de Prevenção e Combate a Osteoporose", na SESA.

Dando prosseguimento às ações da “I Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose” aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no Auditório Anne Marie, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba, uma rodada de palestras que foi transmitida ao vivo via videoconferência para todas as Regionais de Saúde do Paraná. A ação compõe o cronograma da Semana, instituída pela Lei nº 19.040/2017, de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP), que tem o objetivo de ampliar as iniciativas de prevenção e combate à doença, e consequentemente gerar a conscientização da população.

A videoconferência contou com a manifestação de especialistas no assunto: a médica Tatiana Lemos Costa abordou a definição, a fisiopatologia e a epidemiologia da osteoporose. Depois a endocrinologista Carolina Aguiar Moreira apresentou a palestra “Como e quando investigar causas secundárias? ”. Gleyne Lopes Biagini falou sobre o diagnóstico da doença. Já o médico Sebastião Radominski ministrou palestra sobre o tratamento da doença. A médica Victória Borba esclareceu dúvidas sobre as complicações do tratamento. A fisioterapeuta Anna Raquel Gomes falou sobre a importância da atividade física na prevenção e manejo da osteoporose, enquanto a nutricionista Simone Pinto Paraná finalizou tratando do papel da nutrição na prevenção da Osteoporose.

Feira – A programação terá continuidade na sexta-feira (20), Dia Estadual da Prevenção, Controle e Orientação da Osteoporose, instituído pela Lei 18.960/2017, também proposta pelo deputado Schiavinato, em parceria com o deputado Hussein Bakri (PSD). Na ocasião a Sesa realizará a Feira de Orientações sobre a osteoporose.

Em Curitiba, o Dia de Prevenção à Osteoporose será materializado com ações na Rua da Cidadania do Pinheirinho, na Avenida Winston Churchill, 2023. Em Toledo, no Oeste do Paraná, acontecerá uma caminhada no Lago Municipal Diva Paim Barth, com os participantes do CERTI (Centro de Revitalização da Terceira Idade), a partir das 8 horas da manhã. A atividade será acompanhada por profissionais que repassarão orientações e material educativo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação