PT
  • (41) 3350-4364
Luciana Rafagnin
deputadalucianarafagnin.com.br

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Francisco Beltrão desde 1989, a deputada estadual Luciana Rafagnin é um espelho da participação da mulher na sociedade. Cientista política e agricultora familiar, ela começou sua caminhada de atuação pelos movimentos sociais do Sudoeste paranaense, especialmente na organização das mulheres e no sindicato dos trabalhadores rurais de Francisco Beltrão.

Criada na lida da roça, ela foi eleita vereadora pela primeira vez em 1992 — a primeira do PT no município. Reelegeu-se em 1996 e concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná em 1998, ficando como suplente naquela eleição. Em 2002, foi eleita deputada estadual. Luciana foi a primeira mulher e primeira representante da agricultura familiar a assumir a Presidência da Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Mercosul da Assembleia Legislativa do Paraná (2006).

Em 2006 e 2010, ela foi novamente conduzida à Assembleia Legislativa pela aprovação do povo paranaense.  Em fevereiro de 2007, foi escolhida pelos colegas deputados para assumir a 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná. Foi a primeira vez em 60 anos de presença feminina na Assembleia que uma mulher assumiu um cargo dessa importância na administração do Poder Legislativo. Além de ter sido a primeira parlamentar do PT a ocupar uma função na Mesa Diretora na Casa de Leis do Paraná. Em 2009, reassumiu a presidência da Comissão de Agricultura da ALEP e se firmou também como presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná.

Exerceu, ainda, a função de líder da bancada do PT no Legislativo Paranaense. Após um período atuando na representação do mandato parlamentar da senadora Gleisi Hoffmann (PT) no Sudoeste do Paraná, Luciana retornou à Assembleia Legislativa em 2019, depois de ter sido eleita com 30.931 votos. Neste novo mandato, além de atuar como membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, a deputada Luciana propôs a criação e presidiu o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar. Em 2022, ela é novamente eleita por 46.823 votos para seu quinto mandato parlamentar de deputada estadual, do qual tomou posse em 1º de fevereiro de 2023.

Luciana tem uma história ligada diretamente às lutas em defesa das mulheres, dos idosos, das crianças, da educação, da saúde, da agricultura familiar, da inclusão social e do desenvolvimento regional. Assim, consagra-se como defensora incansável da saúde pública, foi autora da lei de criação do Hospital Regional do Sudoeste (HRS) e da transparência na fila de espera do SUS. Também defende moradia digna, geração de emprego e renda e luta pelo fim da violência contra as mulheres. Tem abraçado causas como a da melhoria das condições de vida nas comunidades de agricultura familiar, nos acampamentos e assentamentos de reforma agrária, em defesa das famílias atingidas pelas barragens no Paraná, por políticas públicas que garantam qualidade do ensino e valorização dos trabalhadores da educação.

O exemplo de vida da deputada Luciana Rafagnin é um reforço à autoestima da mulher e um incentivo para a participação cada vez maior da população do interior nos rumos da política estadual. Espelha a força e importância da atuação do PT.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Luciana Rafagnin
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação