PSD
  • (41) 3350-4288
Luiz Claudio Romanelli
omandato.com.br/

Luiz Claudio Romanelli é advogado e especialista em gestão urbana. Foi reeleito em 2018 para o quinto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná. As urnas já o consagraram com 258.716 votos em seis mandatos: cinco de deputado estadual e um como vereador de Curitiba. Além de parlamentar, exerceu cargos de gestão pública: foi secretário estadual de Habitação, presidente da Cohapar e secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Também atuou na iniciativa privada nas áreas de obras e importação.


Romaneli é casado com a professora Fabiana Campos e pai de Luiz Claudio, Juliana, Bruno e Luiza. É também avô da pequena Julia.


Nascido em Londrina, Romanelli começou a trabalhar cedo, aos 12 anos, na metalúrgica de seu irmão mais velho, Roberto. Aos 16, mudou-se para a capital, Curitiba.


No final da década de 70, Romanelli ingressa no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e participou ativamente da redemocratização do País se destacando como um dos coordenadores do movimento “Diretas Já” no Paraná. Foi presidente da segunda zonal do partido, chefe de gabinete da Fundepar e da Secretaria de Assuntos Comunitários e secretário-geral do Diretório Estadual do MDB.


Em cargos eletivos, iniciou sua jornada ao assumir o mandato de vereador de Curitiba em 1988. Em 1994, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, e desde 2006 foi reeleito para quatro mandatos consecutivos.


Romanelli foi um dos poucos deputados a votar contra a implantação dos pedágios e contra os benefícios fiscais para as montadoras estrangeiras onerosos ao caixa do Estado. Participou ainda do movimento contra a privatização do Banestado e da Copel. Defendeu a criação do Fundo de Aval aos pequenos e médios empresários e atuou fortemente pela ampliação do ensino profissionalizante.


Na área da habitação, foi secretário especial de Política Habitacional e por duas vezes, presidente da Cohapar. Em 1991, lançou o programa “Casa da Família”. A partir daí, começou o maior programa de habitação do Paraná. Nas duas gestões que esteve à frente, mais de 105 mil famílias foram atendidas pela Cohapar.


Levou ainda o programa de habitação para a área rural e para as comunidades indígenas. Trabalhou pela regulamentação e urbanização das ocupações irregulares através do programa “Direito de Morar”.


Como parlamentar, apresentou mais de 50 projetos de lei - 33 estão em vigor. Na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e integrou todas as principais comissões do legislativo estadual, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça, onde relatou mais de 400 proposições.


Na liderança do Governo por duas vezes, encaminhou votações de 340 projetos de lei do Poder Executivo, 17 projetos de Lei da Defensoria Pública, 8 projetos de lei complementar do Tribunal de Contas, 4 projetos de lei complementar do Ministério Público e 28 projetos de lei do Tribunal de Justiça.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Luiz Claudio Romanelli
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação